Inscrições para o Concurso MIS PRO terminam hoje

Data: 07/11/2014

Departamento: Nacional

O prazo de inscrição para o Concurso MIS PRO termina nesta sexta-feira, 7 de novembro. A competição, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro (SEC), com organização do IAB-RJ, visa a selecionar a melhor proposta de requalificação do edifício do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio, na Lapa.

O acervo do MIS do Rio de Janeiro reúne 300 mil itens divididos em discos, filmes, fitas de áudio e vídeo, películas, fotografias, partituras, documentos textuais, documentos bibliográficos e objetos tridimensionais, como indumentárias, medalhas, instrumentos musicais, troféus, entre outros.

A proposta, com a realização do concurso e a contratação do vencedor para o desenvolvimento do projeto executivo, é que o MIS PRO passe a abrigar a reserva técnica, os laboratórios, os projetos de pesquisa e as exposições, constituindo um complexo museológico com a sede do MIS, em Copacabana, e integrando-se à vida cultural da Lapa e do Centro da cidade do Rio de Janeiro.

História do prédio do MIS: o antigo Hotel dos Estados

Primeiro museu audiovisual do país, o MIS foi instituído a partir de importantes coleções ligadas à história da cidade do Rio de Janeiro, e seu objetivo básico era a aquisição, preservação e exposição do seu acervo ao público. Em 1989, foi criado mais um espaço para o MIS, na Lapa, no antigo Hotel dos Estados, atual sede administrativa do museu, que abriga outra parte do acervo

Post sem comentários! Comentar o post