IAB organiza 7ª Assembleia Geral do CIALP

Data: 27/01/2016

Departamento: Nacional

O Rio de Janeiro sediará a sétima assembleia geral do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP). O encontro, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de fevereiro, está especialmente voltado para o estudo dos preparativos para o Congresso Mundial de Arquitetos que se realizará no Rio, em 2020, pela primeira no Brasil e pela primeira vez, também, em um país de língua portuguesa, evento que reunirá cerca de 15.000 arquitetos de todo o mundo. (Os Congressos mundiais de arquitetos são realizados a cada três anos e o próximo, em 2017, se dará em Seul, Coréia do Sul.)

O Conselho é uma plataforma para 150 mil arquitetos de língua portuguesa. São membros do CIALP a Ordem dos Arquitectos de Angola, o Instituto de Arquitetos do Brasil, a Ordem dos Arquitectos de Cabo-Verde, a Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (União Indiana), a União dos Arquitectos da Guiné-Bissau, a Associação dos Arquitectos de Macau (República Popular da China), a Associação Moçambicana de Arquitectos e a Ordem dos Arquitectos de Portugal. A entidade tem ainda como membro observador o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

No encontro do CIALP, no Rio, será eleita a nova diretoria, que hoje tem à frente representante de Portugal. Para a secretária geral do IAB, Fabiana Izaga, o evento busca estreitar as relações internacionais entre os países de língua portuguesa. "O intercâmbio de conhecimento e de experiência vai contribuir para a criação de uma agenda positiva de debates focada na melhoria das cidades e no fortalecimento do papel do arquiteto para o desenvolvimento nacional”, explicou Fabiana Izaga.

Concurso UIA 2020 RIO

Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, com organização do IAB-RJ e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), o Concurso UIA 2020 RIO visa a escolher a marca do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA), maior evento da arquitetura mundial, que será realizado pela primeira vez no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2020.

Com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro, podem participar da competição designers e arquitetos brasileiros. Estrangeiros também podem participar, desde que associados a profissionais nacionais. Serão entregues prêmios para os três melhores trabalhos avaliados pela comissão julgadora. O primeiro colocado, além de assinar contrato no valor de R$ 100 mil, receberá um prêmio de R$ 15 mil. Os autores dos trabalhos classificados em segundo e terceiro lugar receberão R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente.

Clique no link a seguir para acessar o host site do concurso e baixar as bases da competição: http://concursouia2020rio.iabrj.org.br.

(Crédito da imagem: Cristina Serpa/FreeImages.com)

Post sem comentários! Comentar o post