IAB Mulher reúne mais de 120 pessoas no Museu Oscar Niemeyer

Autor: CAU/PR Data: 10/03/2016

Departamento: IAB PR

Mais de 120 pessoas, entre arquitetos e urbanistas, estudantes e outros interessados, foram até o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, para participar do evento promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Paraná (IAB-PR), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O IAB Mulher foi realizado nesta terça-feira (08) e debateu a atuação das arquitetas e urbanistas na profissão. A noite começou com a palestra “Mulheres na Arquitetura”, da Doutora em História da Educação e Filosofia do Conhecimento, Ana Gabriela Godinho Lima. A arquiteta e urbanista apresentou a pesquisa internacional “Women In Architecture” organizada pela Universidade Politécnica de Valência – na Espanha, e pela Architecural Association School of Architecture – de Londres, que busca conhecer a condição da mulher na arquitetura. “O questionário está circulando globalmente e eu mostrei os primeiros resultados desse estudo”, disse a coordenadora da pesquisa no Brasil.

Ana, que é professora da Universidade Mackenzie, produziu outro estudo denominado “Feminino e Plural: Percursos e Projetos de Arquitetas e Designers”. Durante esse trabalho, ela entrevistou profissionais brasileiras para saber como estão atuando, quais as práticas realizadas, os desafios encontrados e, especialmente, as questões específicas sobre o processo de projeto. “Embora sejam maioria, as pesquisas mostram que as mulheres não se sentem reconhecidas na profissão. Essa é uma questão que deve ser refletida”, ponderou a palestrante lembrando que as arquitetas e urbanistas representam mais de 60% dos profissionais atuantes no país, como aponta o levantamento realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Em seguida, ocorreu o relato profissional “Eu, Arquiteta” da doutora em Arquitetura, Elisabete França. Curitibana, a arquiteta e urbanista fez um resumo da sua vida, desde os tempos de estudante da Universidade Federal do Paraná até os dias atuais, com destaque para a atuação profissional em trabalhos de habitação de interesse social desenvolvidos na cidade de São Paulo. “Já são mais de 30 anos trabalhando na área pública. Mostrei as minhas influências durante a carreira e o que ainda quero realizar. Espero que isso tenha servido de inspiração para essa plateia formada essencialmente por acadêmicos”, disse Elisabete.

Participação de estudantes

Uma das primeiras a chegar no Miniauditório do MON, a estudante Cibele Pierrard Rudczyk gostou muito dos assuntos tratados durante o evento. “É difícil ouvir opiniões concretas sobre a atuação das mulheres na profissão. Eu mesmo não via isso como um problema e, agora, fiquei com outra percepção”, relatou a aluna do 3º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Já a estudante Isabela Borghetti Miranda disse que escuta muita brincadeira de mau gosto dizendo que “Arquitetura é coisa de mulher”, mas nota que vários postos importantes da profissão são ocupados por homens, inclusive as referências bibliográficas apresentadas na Universidade. “Isso é muito contraditório. Não sei se é uma questão de oportunidade, mas tenho certeza que não é falta de capacidade das arquitetas”, afirmou a aluna do 3º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O IAB Mulher contou com a colaboração de integrantes do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR. Para a estudante que faz parte do Escritório, Aline Holanda, as arquitetas e urbanistas têm uma grande missão. “Precisamos desmitificar o jargão popular de que as mulheres são sensíveis e só servem para a área de decoração. Essa foi a lição que levo deste evento”, contou Aline.

O CAU/PR apoiou a iniciativa. O presidente do Conselho, Jeferson Dantas Navolar, conversou com a plateia e disse que espera a participação de mais mulheres na Autarquia Federal. “Atualmente, temos apenas seis mulheres entre os 32 Conselheiros Estaduais. É necessário aumentar esse número”, apontou Navolar. Quem também marcou presença no MON, já tradicional espaço dos arquitetos e urbanistas na capital paranaense, foi presidente do IAB Nacional, Sérgio Magalhães. Falando com público, ele contou sobre os preparativos para Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos, que está sendo organizado pelo IAB e que deve ocorrer em 2020, no Rio de Janeiro.

Já o presidente do IAB-PR, Irã Taborda Dudeque, agradeceu a presença de todos e ressaltou que o evento organizado pela entidade alcançou plenamente os objetivos propostos inicialmente. “Foi uma alegria ver tanta gente aqui. Nunca temos a certeza da resposta que o público vai dar e, hoje, houve um grande retorno com apresentações de muita qualidade”, destacou Dudeque. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar que o IAB-PR está com um novo site e fez um convite para que todos acessem: www.iabpr.org.br

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post