IAB Campinas completa 57 anos

Data: 13/10/2014

Departamento: IAB SP

O Núcleo Campinas do IAB-SP completou 57 anos na última sexta-feira, 10 de outubro. Dando início às comemorações, o presidente do IAB-Campinas, Alan Cury, escreveu carta em que conta a história da criação do Núcleo Campinas. A comemoração do aniversário se dará no dia 30 de outubro, com o primeiro Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico, que trará como convidados os arquitetos portugueses Alice Tavares e Aníbal Costa. Confira a carta na íntegra abaixo:

“Estimado Colega,

Hoje nosso IAB Campinas completa 57 anos de história. Temos muito a comemorar! Fundado em 10 de outubro de 1957, o IAB Campinas nasceu da vontade e empenho do colega Umberto Aveniente, então arquiteto da Prefeitura Municipal de Campinas. Diante do desafio de projetar uma nova sede para a Administração Municipal, optou por convidar o IAB-SP a promover um Concurso Público Nacional de Anteprojetos Arquitetônicos. Esta iniciativa foi muito bem-sucedida.

O IAB-SP convocou para banca julgadora os ilustres colegas Rino Levi e Afonso Reidy, além do próprio Umberto Aveniente. Foram classificadas seis equipes, sendo que em sexto lugar ficaram os colegas Fábio Penteado e Alfredo Paesani. Em quinto, Salvador Candia. Em quarto Giancarlo Gasperini. Em terceiro, Jorge Wilheim, Jorge Zalszupin, Roberto Cardoso, Rosa e Wlademir Kliass e Abrahão Sanovicz. Em segundo ficou Adolfo Rubio Morales.
O anteprojeto vencedor foi de autoria dos colegas Rubens Carneiro Viana e Ricardo Sievers, com a seguinte lauda:

“Boa implantação do edifício no terreno. A solução adequada apresenta um conjunto singelo, harmonioso e imponente, adequado à sua finalidade. Orientação desfavorável do bloco do Executivo nos pavimentos elevados, tendo sido, todavia, previsto dispositivo de proteção. Flexibilidade e boa disposição dos serviços e circulações. Deficiências na distribuição dos serviços do Legislativo, de fácil correção. A simplicidade do partido adotado facilita eventuais correções internas.”

Estava, assim, nascendo o Palácio dos Jequitibás – o Paço Municipal de Campinas.

Dada a qualidade inquestionável dos participantes, e o interesse nacional por Campinas, o então presidente do IAB-SP, colega Ícaro de Castro Mello, não poupou esforços para convencer Umberto a aceitar o desafio de fundar o IAB Campinas. Missão dada, missão cumprida! Umberto Aveniente se juntou a Aldo Zappellini, Dermival Siqueira, Hélio Bacci, Irineu Lürdes e Alberto Nasralla, para assim iniciar um importante capítulo na história do IAB Nacional. Anos se passaram, e grandes nomes passaram pela diretoria do IAB Campinas. Todas as nominatas com registro estão listadas em nosso site, na pasta Diretoria. Vale a pena visitar! Hoje, 10 de outubro de 2014, temos muito a comemorar.

O IAB Campinas é protagonista do desenvolvimento de Campinas, e não se furta em lutar por nossa cidade e profissão, sempre imbuído de ética e independência. Nossa festa será mais um marco para essa rica história. No próximo dia 30 de outubro, estaremos promovendo no plenário da Câmara Municipal de Campinas nosso primeiro Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico. Evento este sonhado e desejado a muitos anos. Virão de Portugal os renomados colegas Alice Tavares e Aníbal Costa para, junto conosco, debater o futuro de nossos preciosos bens arquitetônicos. Portanto, convido você para participar de mais um grande momento em prol de nossa cidade e sociedade. Seja muito bem vindo!

Parabéns IAB Campinas. Muita garra e disposição para os próximos anos!”

Post sem comentários! Comentar o post