FNA destinará recursos da CSU para apoiar o UIA 2020 RIO

Data: 17/12/2015

Departamento: Nacional

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) assinaram, na sexta-feira, 11 de dezembro, em Brasília, termo de colaboração mútua para o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – UIA 2020 RIO. De acordo com o termo, a FNA repassará até 10% dos recursos anuais da Contribuição Sindical Urbana (CSU) ao IAB, que auxiliará na divulgação da importância e da obrigatoriedade do pagamento da CSU pelos arquitetos e urbanistas ao sindicato.
 
O IAB também se comprometeu a incluir na programação do evento os subtemas “Habitação de Interesse Social”, “Assistência Técnica Pública e Gratuita” e “O mundo do trabalho do arquiteto e urbanista”; a promover debates sobre como ocorrem no Brasil e no mundo as relações trabalhistas dos arquitetos; e garantir aos associados dos sindicatos estaduais e delegacias sindicais filiadas à FNA os mesmos benefícios e descontos que terão direito os associados do IAB no UIA 2020 RIO.
 
Para o presidente do IAB-RJ e diretor do UIA 2020 RIO, Pedro da Luz Moreira, as contribuições da FNA para o congresso são importantes e serão incorporadas não só ao evento, mas também nos debates e seminários preparatórios que serão realizados nos próximos cinco anos.
 
“Discutir as estruturas organizacionais dos escritórios de arquitetura e urbanismo e novas formas de atuação profissional são fundamentais para o crescimento e valorização da nossa atividade. Atualmente, o modelo de co-work está em moda, mas no passado era comum arquitetos se associarem em cooperativas. O arquiteto Demetre Anastassakis é um exemplo disso. Palestra sobre a experiência projetual francesa, apresentada pela arquiteta Cristina Garcez, chefe do Departamento de Estratégias Territoriais do Ministério da Ecologia da França, no IAB-RJ, em outubro, demonstrou o imenso potencial que o tema possui”, explicou Pedro da Luz.
 
Além do apoio financeiro, a FNA e os sindicatos estaduais vão auxiliar na divulgação do congresso. “As cláusulas buscaram promover uma parceria equilibrada para ambas as entidades, prevendo obrigações mútuas e contrapartidas”, destaca o presidente da FNA, Jeferson Salazar.
 
Com o tema “Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21”, o 27º Congresso Mundial da UIA, que será realizado pela primeira vez no Brasil, reunirá cerca de 15 mil arquitetos de todo o mundo no Rio de Janeiro. O evento tem o apoio do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Arquitetura Paisagística (ABAP), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ).

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post