FAU/USP digitaliza o acervo completo da Revista Acrópole

Data: 15/07/2014

Departamento: IAB SP

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU/USP) lançou, no dia 25 de junho, o site da Revista Acrópole. A página eletrônica traz a coleção completa da revista, que circulou entre os anos de 1938 e 1971. Ao todo, são 391 fascículos e mais de 23 mil páginas disponíveis, gratuitamente, no site www.acropole.fau.usp.br.

O projeto de digitalização foi uma iniciativa da Biblioteca da FAU, detentora de uma das poucas coleções completas da revista, e contou com o apoio da pró-reitoria de cultura e extensão universitária (PRCEU) e das herdeiras do diretor-proprietário da Revista Acrópole e da Editora Max Gruenwald & Cia., Manfredo Gruenwald.
 
Veja também:

Presidente do IAB-RS entrega revista Q+50 ao prefeito de Rio Grande
IAB-RS lança Revista Arquitetura Q+50 e Revista Espaço
Sérgio Magalhães discute temas polêmicos em entrevista à revista aU


Como fonte de pesquisa, a revista cumpre bem o seu papel: na edição 375, a magazine dedicou todas as páginas ao projeto da criação de Brasília, que contou com análises e críticas sobre o futuro da nova capital federal. Além disso, o acervo cobre edifícios icônicos da capital paulista, como o Clube de Regatas do Tietê, de Vilanova Artigas, publicado na edição 27, em 1940. Já no ano seguinte, a revista Acrópole divulgou as pranchas e fotografias da construção da Via Anchieta e da canalização do rio Tietê.

Durante os 34 anos de existência, a revista publicou trabalhos de arquitetos mundialmente conhecidos como Ruy Ohtake, Rino Levi, Osvaldo Bratke, Eduardo Kneese de Mello e Siegbert Zanetini.
Últimas notícias

Arquitetos pedem mais experiência em obras na formação profissional
Anunciado o tema do Dia Mundial da Arquitetura 2014
CIALP apoia Congresso Mundial da UIA no Rio de Janeiro
Carta ao Secretário de Educação da Bahia Oswaldo Barretto Filho

Post sem comentários! Comentar o post