Exposição Transarquitetônica apresenta diversas construções tipicamente brasileiras

Data: 06/05/2014

Departamento: IAB SP

Diferentes tipos de construções feitas no Brasil poderão ser reconhecidas na instalação Transarquitetônica, de Henrique Oliveira, exposta no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em São Paulo, até 30 de novembro. O artista propõe discutir sobre a História da arquitetura, o racionalismo das últimas décadas aos abrigos e cavernas do passado. Segundo o curador da exposição e diretor do MAC USP, Tadeu Chiarelli, “’Transarquitetônica’ recupera uma narrativa que está presente em poucos trabalhos anteriores do artista e em uma proporção que busca o épico – o espaço da instalação é de 1.600 metros quadrados – e com isso, propõe a fusão entre diversas formas de arte”.

A estrutura, em certos ângulos, parece um pedaço de Floresta. Mas quando o visitante adentra, percebe que na verdade são vários túneis que revelam os diversos tipos de edificações produzidas no Brasil. São tijolos sem reboco, paredes de pau a pique, tapumes em passagens cada vez mais estreitas e fiação aparente, com lâmpadas que se destacam na decoração. O espaço de quase 1.600 m2 levou dois meses para ter a obra de arte finalizada que, segundo Henrique Oliveira, pretende ser viva, ter cheiro e som.

O artista Henrique Oliveira é pintor por formação e é conhecido por explorar construções tridimensionais em instalações temporárias e esculturas. Este ano, já realizou instalações na Projective Eye Gallery - University of North Carolina (Charlotte, EUA), no Domaine de Chaumont-sur-Loire (França) e, atualmente, está com exposição individual no Museu de Arte Contemporânea da USP (São Paulo, SP). Foi vencedor da 3ª edição do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça, em 2009. Em 2010, participou da 29º Bienal de São Paulo, com uma escultura de dimensões arquitetônicas em cujo interior o público podia caminhar. Suas obras podem ser encontradas em coleções como a da Pinacoteca Municipal de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea da USP e o Virginia Museum of Fine Arts (USA).

Serviço

Local: Museu de Arte Contemporânea - MAC (Nova sede)
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301- Parque Ibirapuera- São Paulo
Funcionamento: Terça, 10h às 21h; quarta a domingo, 10h às 18h.
Entrada: Grátis
Telefone: (11) 5573 9932

Post sem comentários! Comentar o post