Centro do Rio de Janeiro detém um quarto do emprego da cidade

Data: 08/01/2014

Departamento: IAB RJ

Levantamento feito pelo professor de Economia da UFRJ Mauro Osório mostra que o Centro do Rio de Janeiro concentrou um quarto do emprego de toda cidade em 2013. O dado foi divulgado na última quinta-feira, 2 de janeiro, em matéria publicada pelo Globo. De acordo com o estudo, a região ainda ostenta o oitavo maior salário médio entre os 160 bairros da capital: R$ 3.576,98. O mapeamento dos rendimentos na capital carioca foi elaborado com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Apesar de ter concentrado 31,4% dos lançamentos residenciais e comerciais do ano passado, segundo informações da Associação dos Dirigentes de Empresas do mercado Imobiliário (Ademi), a Barra da Tijuca e o Recreio têm apenas o 24º salário da cidade, cuja média é de R$ 2.467,32. A participação no emprego também é discreta nessa área, que responde apenas por 7% do emprego da cidade.

Em artigo também publicado no Globo, o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, diz que esse quadro apresentado pelo mapeamento dos rendimentos no Rio de Janeiro evidencia um dos mais graves erros estratégicos cometidos pela cidade no último meio século: o projeto de esvaziamento do Centro.

Clique nos links abaixo para ler a íntegra da matéria sobre o mapa de rendimentos no Rio e do artigo de Sérgio Magalhães:

O Globo – O centro do trabalho – Região é motor econômicodo Rio, com 25% do emprego e salário médio de RS 3.577

O Globo – João Teimoso, por Sérgio Magalhães

(Crédito da foto: Rodrigo Soldon)

Post sem comentários! Comentar o post