CAU/RJ recebe visita de representantes de Quito das áreas de habitação e planejamento urbano

Autor: CAU/RJ Data: 22/01/2016

Departamento: IAB RJ

Representantes do Instituto Metropolitano de Planejamento Urbano, Secretaria de Território, Habitat e Habitação e da Secretaria de Mobilidade de Quito (Equador) estiveram nesta terça-feira (19) na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. Os arquitetos e urbanistas e engenheiro equatorianos estão no país em visita técnica do Programa de Intercâmbio Sul-Sul do Banco Mundial.

Participaram do encontro os arquitetos Jacobo Bolaños, Secretário de Território e Habitação; José Ordóñez Villacreses, diretor executivo do Instituto Metropolitano de Planejamento Urbano; e Alberto Cueva; o engenheiro Jean Pol Leray; os diretores do CAU/RJ José Canosa Miguez, Maria Isabel Tostes, Augusto César Farias, e os diretores adjuntos do CAU/RJ Júlio Bentes e Angela Botelho, além do vice-presidente, Luis Fernando Valverde, e o presidente do Conselho, Jerônimo de Moraes. O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz, e arquitetos da Prefeitura do Rio de Janeiro, também marcaram presença.

A reunião foi uma oportunidade de discutir temas como a conservação de centros históricos e habitações de interesse social. Quito possui o maior centro histórico da América, muito bem conservado.  Os arquitetos de Quito também puderam tirar dúvidas sobre as atribuições do Conselho, saber mais sobre sua relação com outras entidades de arquitetura e urbanismo, além de apontar diferenças em relação à participação dos profissionais no Colégio de Arquitetos do Equador e explicar o funcionamento de alguns de seus programas de habitação popular em áreas de preservação do patrimônio histórico.

Para o vice-presidente do CAU/RJ, Luis Fernando Valverde, a visita é um ponto de partida para o aprofundamento das discussões sobre desafios comuns para ambas as cidades como a gestão metropolitana e a mobilidade. O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz, lembrou a necessidade de um maior intercâmbio com os países da América Latina na preparação para o 27º Congresso Mundial da UIA, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020. Este ano, Quito sediará dois importantes eventos internacionais de arquitetura: a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Habitat III, em outubro, e a  XX Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito (BAQ), em novembro.

Post sem comentários! Comentar o post