Apoio do CAU/RJ ao concurso do BNDES é repudiado pelos presidentes do IAB

Data: 22/04/2014

Departamento: Nacional

Os presidentes dos departamentos estaduais do IAB repudiaram veementemente, no dia 20 de abril, o apoio do CAU/RJ ao Concurso Prédio Anexo do BNDES. Os presidentes estão reunidos em Fortaleza (CE) onde participam da 145ª Reunião do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos (Cosu).

O arquiteto e presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, foi um dos críticos à postura do CAU/RJ. Holzmann apresentou um anúncio publicitário, em que o banco de fomento agradece à seção Rio de Janeiro do Conselho pela contribuição na realização da competição. O anúncio foi veiculado nos principais jornais do país na última quinta-feira, 17 de abril.

O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, também se manifestou contra o apoio do CAU/RJ. Ele cobrou união entre as entidades nacionais de arquitetura na defesa dos direitos dos arquitetos e urbanistas.

“Isso é algo de que não podemos divergir. É necessária uma posição firme, porque se trata de um banco de fomento que está com uma interpretação equivocada do que é um projeto de arquitetura”, afirmou Pedro da Luz.

Desde fevereiro, o IAB-RJ se manifestou publicamente contra o concurso, que não respeita as diretrizes da UIA, órgão consultivo da Unesco, nem as normas de concursos do Instituto de Arquitetos. A entidade solicitou formalmente que o BNDES alterasse o regulamento, especialmente no que diz respeito aos direitos autorais do arquiteto e à contratação do projeto vencedor para o desenvolvimento do projeto, mas o pedido não foi atendido.

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post