Instituto de Arquitetos do Brasil encerra comemorações dos 100 anos

 

Sessão solene contou com retrospectiva da entidade e entrega do Colar de Ouro para a arquiteta Dora Alcântara

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) encerrou na noite desta quarta-feira (26/01) as comemorações pelos seus 100 anos de existência. Coroado com a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO) no ano passado, o ano do centenário gerou diversas reflexões sobre a importância da entidade e os seus desafios para o futuro.

“A bela história do IAB é um sonho de futuro. Sonho ancorado na luta de milhares de arquitetas e arquitetos, na realização de congressos e seminários, na promoção de parcerias institucionais.”, afirmou a presidente do IAB, Maria Elisa Baptista. Para ela, a cada ano, celebrar o ofício da arquitetura é celebrar a vida.

“Nunca foi tão urgente estarmos juntos, resistirmos e enfrentarmos, de muitos modos, em muitas frentes, como pudermos, a violência, a ignorância e o obscurantismo. E o faremos com o que temos: coragem, conhecimento, inteligência, alegria e solidariedade. Somos uma gente de esperança, ou não teríamos chegado até aqui. Uma esperança ativa, revolucionária, ou não seria esperança”, destacou. “Vamos seguir trabalhando incansavelmente pela Arquitetura, pela democracia, pela liberdade, pela cultura e pelo direito à cidade”, acrescentou a presidente do IAB.

A comemoração aconteceu durante a 170ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), realizada de modo virtual e com alguns participantes presentes na sede do CAU/RJ, no Rio de Janeiro. No evento, aconteceu a entrega do Colar de Ouro do IAB, honraria máxima da entidade, à professora Dora Alcântara. Referência nos estudos sobre azulejaria, Dora recebeu a honraria pelo conjunto de sua obra e pelos serviços prestados à profissão. “Quero dizer, muito emocionada, o quanto me sinto grata pela indicação feita pelo IAB-RJ, e acatada pelo Conselho Superior, para receber essa honraria por ocasião das comemorações do centenário do IAB”, disse Dora.

Com os conselheiros do IAB, também estiveram presentes representantes do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) e a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh (também integrante do Conselho Superior). “O Conselho de Arquitetura e Urbanismo é resultado da luta histórica de todas as entidades, principalmente do IAB. Estou muito emocionada de estar aqui representando o CAU Brasil”, disse. Nadia destacou o sucesso do UIA2021RIO, que teve 85.000 participantes. “Como nunca, ficamos conhecidos por nossa Arquitetura. Vamos botar o bloco na rua, conquistar jovens. Vamos ao projeto de futuro e renovação! Parabéns, IAB!”

Evento contou ainda com uma retrospectiva do ano do centenário, a inscrição de personalidades no Livro de Honra do IAB e assinatura do convênio com a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA) para elaboração do Guia Universitário para a Agenda 2030.

Confira as personalidades presentes no Livro de Honra do IAB:

Alda Rabello Cunha

Diógenes de Almeida Rebouças

Edgar Albuquerque Graeff

Geraldo Gomes da Silva

Iran Rosa

Maurício Nogueira Batista

Mayumi Watanabe de Souza Lima

Olga Verjovsky

Rino Levi

Wilson Reis Netto

 

MAIS SOBRE O IAB:

O IAB foi criado no ano de 1921, após uma reunião de 27 arquitetos e engenheiros na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Hoje, a entidade conta com departamentos autônomos em todos os estados do país. Presidido atualmente pela arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista, o instituto tem entre as suas lutas a defesa da democracia e da liberdade, reconhecendo o ofício dos arquitetos e urbanistas como uma profissão a serviço de uma vida melhor para todas as pessoas na construção de cidades acolhedoras, habitadas por povos e culturas mais diversas em harmonia e paz.

O Instituto é um coletivo que debate e produz ações de referência sobre as políticas de habitação, saneamento, ambientais, urbanísticas, ordenamento territorial e preservação do patrimônio cultural, todas desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade humana em uma visão política de equidade, cidadania e respeito ao meio ambiente.

Com o lema “um século de arquitetura e urbanismo pela democracia, cultura e direto à cidade”, o IAB comemora seus 100 anos e vem crescendo cada dia mais.