O Instituto de Arquitetos do Brasil esteve representado pelo seu presidente nacional, Odilo Almeida, e por outros membros na terceira edição do Fórum Mundial Niemeyer. O presidente subiu ao palco do evento ao lado de outras figuras importantes, como o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.
O fórum teve como tema A Revolução Pós: Desafios e Metas para um Mundo Sustentável, com palestrantes, autoridades, especialistas e lideranças de vários países e vários setores do conhecimento, com cerca de mil participantes. Dentre as instituições que reúnem arquitetos, participam também o CAU, a FNA, a ABEA, a FAU-UNB, dentre outros.
No painel acerca das Cidades Inteligentes e Mobilidade, em 03 de maio, Odilo Almeida falou sobre o tema mobilidade como decorrência das relações de uso e ocupação do solo, densidade e verticalização.
Defendeu que cidades mais densas e compactas, dotadas de eficientes sistemas de transportes de massa, sao mais eficientes. Denunciou que os principais problemas de mobilidade das cidades brasileiras decorrem “da verticalização sem densidade” e “da densidade sem verticalização”, decorrente do modelo que induz à população mais pobre a morar nas periferias das cidades, longe dos locais de trabalho, forçada a percorrer grandes deslocamentos diários. Apresentou as premissas do Projeto Fortaleza 2040 que propõe um novo modelo de desenvolvimento orientado pelo transporte público, com a promoção do adensamento ao longo de grandes corredores de transporte público. Odilo defendeu também o legado histórico do IAB, fundado em 1921, para o desenvolvimento urbano do país. Além da participação do presidente, o Instituto de Arquitetos do Brasil foi representado por outros membros, como Tainá de Paula (ex-conselheira do IAB, Secretária do Meio Ambiente do Rio de Janeiro e vereadora), Igor Vetyeme (Conselheiro do IAB-RJ) e Marcela Abla (Presidente do IAB-RJ e Vice-presidente do IAB na região Sudeste), com palestras e paineis enriquecedores ao longo do evento.”
Celebrando o Ano Niemeyer, liderado por Paulo, Filho da arquiteta Ana Elisa Niemeyer e bisneto do icônico arquiteto Oscar Niemeyer, a conferência promoveu discussões sobre o futuro urbano e a busca por soluções sustentáveis.