Por Sabrina Ortácio

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) divulgou na noite desta quarta-feira (25/05), em São Paulo, os trabalhos vencedores da Premiação IAB 2021 – Edição do Centenário. Ao todo concorreram 165 trabalhos selecionados durante a primeira etapa do prêmio, organizada pelos departamentos estaduais e vice-presidências regionais da entidade.

Nesta edição, o prêmio contou com cinco categorias com o objetivo de ampliar sua abrangência sem deixar de valorizar a diversidade de iniciativas e sem negligenciar as particularidades específicas de cada contexto. São elas: Edificações; Cultura Arquitetônica; Interiores de Design; Urbanismo, Planejamento e Cidades; e Técnicas e Tecnologias. O júri pôde selecionar as propostas de cada categoria, entre projetos, obras construídas e trabalhos realizados, sem distinção classificatória.

Para a presidente do IAB, Maria Elisa Baptista, as premiações sempre tiveram como finalidade a identificação dos valores, dos avanços e da perspicácia na produção da arquitetura e do urbanismo. “O prêmio privilegia um retrato mais coletivo e, na medida do possível, mais diversos e complexo da produção recente, levando em conta pontos de vista distintos que possam representar melhor as condições recentes da arquitetura e do urbanismo brasileiros”, destaca a presidente.

Confira abaixo as categorias e os trabalhos selecionados:

CATEGORIA CULTURA ARQUITETÔNICA
O ineditismo de obras e publicações examinadas na categoria Cultura Arquitetônica representou um critério determinante nas decisões do júri. Com isso, a comissão julgadora procurou abrir espaço e caminhos aos trabalhos ainda não publicados ou divulgados entre um público maior. Ao todo foram 22 trabalhos participantes da categoria Cultura Arquitetônica pré-selecionados pelos departamentos da entidade. Confira as obras selecionadas:

LIVROS:
Neudson Braga, Modernismo Arquitetônico em Fortaleza l
(Ceará)
A Dinâmica do Jogo – Concursos de Arquitetura l (Região Centro Oeste)
Bexiga em Três Tempos – Patrimônio Cultural e Desenvolvimento l (São Paulo)
Menção Honrosa:
Caminhos que Levam à Cidade – O IAB como Protagonista na Política Urbana Brasileira l (Rio de Janeiro).
Livros, leituras e bibliotecas: História da Arquitetura e Construção Luso-Brasileira | (Rio Grande do Sul)

SITES, PORTAIS, REVISTAS ELETRÔNICAS, REDES SOCIAIS:
Sítio ARQBH
l (Belo Horizonte)
Plataforma do Projeto “Arquivo”- arquivoarquitetura.com (Paraná)
Prédios de Teresina l (Piauí)
Menção Honrosa:
Projeto de Inventário de Janete Costa e Acácio Gil Borsói l (Pernambuco)

MOSTRAS, EXPOSIÇÕES E EVENTOS:
NAMA – Exposição de Arquitetura Contemporânea no Amazonas l
(Região Norte)
Urb. Sertão – Seminário de Urbanismo no Sertão l (Paraíba)
Exposição FAM – Mostra de Arquitetura de Três Arquitetos: Gladys Neves da Silva, Sergio M. Marques, Patrícia F. Nerbas e Monica Luce Bohrer (Rio Grande do Sul)
Menção Honrosa:
Exposição Concurso Como Prática – A Presença da Arquitetura Paranaense l (Paraná)

AÇÕES:
Ateliervivo: A Pedagogia do Canteiro | (Pernambuco)
Natal dos Anjos – Homenagem aos Combatentes da Covid-19 | (Piauí)
Mapa Muro | (Rio de Janeiro)
Menção Honrosa:
Placas da Memória Paulistana | (São Paulo)

CATEGORIA INTERIORES E DESIGN
Foram avaliadas obras construídas e projetos de interiores, independentemente do uso ou escala, incluindo projetos de desenho industrial de mobiliários e objetos em geral. Em conjunto a comissão julgadora avaliou 15 trabalhos. Nesta categoria o corpo de jurados decidiu de forma convergente pela premiação dos seguintes projetos: Cadeira Caré, do Ceará; Casa Luz, do Centro-Oeste e Residência JK, da Região Norte.

Ainda, de acordo com a publicação do edital, o júri decidiu pela Menção Honrosa para doze trabalhos, cujas propriedades somam qualidades das soluções técnicas, criativas e compositivas. Sendo selecionados as seguintes menções:  Apartamento Rosa, o Escritório Morro Vermelho, Oratório, Cuboesia, Tamboretes da Parahyba, Apartamento 130m², Teatro Copacabana Palace, Xadrez, Neológica, 34ª. Bienal de Arte, Apartamento AMRA7 e Apartamento Louveira.

CATEGORIA URBANISMO, PLANEJAMENTO E CIDADES
Foram encaminhados na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades 35 trabalhos, dos quais três foram premiados e seis receberam menções honrosas. Após a compreensão de todos os candidatos, optou-se por premiar temas desafiadores para a prática da arquitetura, paisagismo e do planejamento urbano, tais como espaço público, meio ambiente e mobilidade urbana. Outro critério envolveu a escolha de trabalhos cujos processos de criação foram sensíveis à racialidade, envolvendo por exemplo povos indígenas e territórios negros, ou às opressões de gênero.

OBRAS VENCEDORAS

Conjunto de equipamentos culturais, comunitários e de infraestrutura em aldeias guaranis e tupis em São Paulo
Estado: São Paulo
Autores: Anita Rodrigues Freire | Grupo ][ Fresta.

Requalificação urbana e terminal rodoviário Fonte do Bispo Espaço Público
Estado: Maranhão
Autores: Manoela Machado e Pedro Lira | Natureza Urbana

Plano de rotas urbanas de Sobral
Estado: Ceará
Autores: Marília Gouveia Ferreira Lima, José Otávio Santos de Almeida Braga, Raquel Pessoa Morano e Úrsula Priscyla Santana Nóbrega | Prefeitura Municipal de Sobral.

MENÇÕES HONROSAS 

Menção honrosa para ações de enfrentamento à COVID-19 | Projeto: Covid, raça e território. Autores: Danielle Cavalcanti Klintowitz | Instituto Pólis.

Menção honrosa para projetos de paisagem e natureza | Projeto: Proposta de urbanismo para o Parque da cidade de Belém – Autores: André Bihuna, Charles Jaster, Gabriela de Lima, Leandro Vilas Boas, Leticia Vellozo, Mariana Gusmão, Maria Godoy e Robert de Paauw | Pagus Arquitetura e De Paauw Architecture & Landscape

Menção honrosa para projetos que tratem dos territórios do cuidado e educação para/com crianças | Projeto: Praça de Heliópolis – Coop-erê. Autores: Marciel Paixão, Jonatas da Silva Pereira, José de Souza Novais, Leandro da Silva Trindade | Erê Lab.

Menção honrosa para projetos de urbanismo tático | Projeto: Se joga, PI – Escritório: Lins Arquitetos.

Menção honrosa para projeto de política pública de preservação e utilização de imóveis | Projeto: Adote um Casarão. Autora: Daniel Borges Sombra – Escritório: Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID)

Menção honrosa para projetos com abordagem de gênero | Projeto: Lugares das Mulheres: a construção da mulher na construção da cidade contemporânea. Autora: Daniela Garcia Sarmento

CATEGORIA TÉCNICAS E TECNOLOGIA
Foram classificados 12 trabalhos na categoria “Técnica e Tecnologia”. Para a definição dos projetos premiados, e as menções honrosas, a comissão julgadora estabeleceu como critério principal premiar aquelas iniciativas de desenvolvimento técnico e científico de significativo impacto nos processos sociais, econômicos, culturais e ambientais de produção, gerenciamento e representação da arquitetura e do urbanismo.

PROPOSTAS VENCEDORAS
Orla Livre: o processo de desobstrução da Orla do Lago e sua reocupação com uso público sustentável

AUTORES: Governo do Distrito Federal – Gestão 2015-2018| Atelier Paralelo Arquitetura e Construção| Thiago Teixeira de Andrade
EQUIPE: Integrantes de vários orgãos do GDF | Técnicos da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação do Governo do Distrito Federal
LOCAL: DF

Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia – Residência AU+E/UFBA AUTORES: Faculdade de Arquitetura da UFBA | Angela Gordilho e Heliana Mettig (coordenadoras) EQUIPE: Professores e estudantes residentes da 4ª Turma da Residência AU+E/UFBA LOCAL: BA

Residência na Pompeia
AUTORES: 23 Sul Arquitetura | Gabriel Manzi, Ivo Magaldi, Luis Pompeo, Luiz Ricardo Araújo Florence, Moreno Zaidan Garcia, Tiago Oakley e André Sant’anna da Silva
EQUIPE: Ana Beatriz Santos Pérez, Arthur de Paula, Leonardo Felice e Luiza Muylaert
LOCAL: SP

MENÇÕES HONROSAS

Centro de Reciclagem Urbano
AUTORES: Guará Arquitetura e Instituto Macuco | Pedro Freire
EQUIPE: Ana Maria Binazzi, Elci Pimenta, Julia Moreira e Tiago Bernardes
LOCAL: SP

Escola Waldorf EcoAra
AUTORES: Shieh Arquitetos Associados | Leonardo Shieh e Carolina Ribeiro
EQUIPE: Karen Minoda, Ricardo Azevedo, Nathália Grippa, Rodrigo Chedid e Shieh Shueh Yau LOCAL: SP

Experiências em madeira: Estabelecendo um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo em arquitetura
AUTORES: sauermartins | Cássio Sauer e Elisa T. Martins
EQUIPE: Tomás Culleton, Pedro Reichell, Antonio Cornely e Lucas Schneider Zimmer
LOCAL: RS

Mapa de Padrões de Ocupação do Solo de Salvador 2019
AUTORES: Grupo Clima Urbano do Laboratório de Conforto Ambiental e Tecnologias Sustentáveis de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (LACAM Tech) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia| Carolina Vieira, Eduardo Prado, Heliana Mettig, Jussana Nery e Tereza Moura
EQUIPE: Amanda Rodrigues, Beatriz Lisa, David Santos, Gabriel Nunes, Igor Santana, João Santiago, Luan Silva, Lucas Rodrigues, Matheus Cabral e Warlly Afonso.
LOCAL: BA

 CATEGORIA EDIFICAÇÕES
Foram classificados na categoria Edificações 51 trabalhos.  Tratando-se de uma análise de programas bastante variados, que enfrentam escalas e contextos também distintos, os partidos foram inicialmente identificados por programa, e organizados (apenas por critérios de análise e construção de parâmetros) em “obras realizadas”, “obras em realização” e “obras não realizadas”.  Confira os selecionados:

OBRAS VENCEDORAS
Centro Educacional Crixá
AUTORES: arqbr | Eder Alencar, André Velloso e Danielle Gressler
EQUIPE: Marcelo Braga, Gabriel Lordêlo, Gabriel Perucchi, Mateus Reis, Juliana Andrade LOCAL: DF

Edifício SENAC BH
AUTORES: Hiperstudio | Ricardo Felipe Gonçalves, Matheus Marques Rodrigues Alves, Rolando Figueiredo
EQUIPE:  Taiane Souza, Matheus Santiago
LOCAL: MG

UBS Parque do Riacho
AUTORES: Saboia+Ruiz Arquitetos EQUIPE: Alexandre Ruiz da Rosa, Haraldo Hauer Freudenberg, Rodrigo Vinci Philippi, André Bihuna D’oliveira, Lucas de Oliveira Freitas, Luca Fischer, Michela Neri
LOCAL: DF

Casarão da Inovação Cassina
AUTORES: Arq. Laurent Troost EQUIPE: Rejane Gaston, Juliana Leal, Nayara Mello, Erick Saraiva, Eloisa Serrão, Victor Marques, Marcelo Costa, Ingrid Maranhão, Eduardo Corrêa, Amanda Perreira, Fernanda Martins, Kauã Mendes; Restauro: Landa Bernardo
LOCAL: AM

Edifício TICO RV
AUTORES: Terra e Tuma | Danilo Terra, Fernanda Sakano, Juliana Terra e Pedro Tuma
LOCAL: SP

Casa Cavalcante
AUTORES: Bloco Arquitetos | Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho, Matheus Seco
EQUIPE: Marina Lira, Fernando Longhi e Guilherme Mahana
LOCAL: GO

MENÇÕES HONROSAS

Centro Cultural Lá da Favelinha
AUTORES: LEVANTE Favelinha
LOCAL: MG

FECOMÉRCIO
AUTORES: Estúdio 41 | Emerson Vidigal, Eron Costin, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa, Dario Corrêa Durce, Martin Kaufer Goic
EQUIPE: Alexandre Kenji, Fernando Moleta, Moacir Zancopé, Junior Rafael Fischer
LOCAL: RS

Casa Angicos
AUTORES: Michel Macedo Arquitetos
LOCAL: PR

Estação Antártica Comandante Ferraz
AUTOR: Estúdio 41
LOCAL: PR

Confira AQUI os projetos.

Atas:

ATA DE JULGAMENTO PREMIAÇÃO NACIONAL IAB – CULTURA ARQUITETÔNICA

ATA DE JULGAMENTO PREMIAÇÃO NACIONAL IAB – INTERIORES E DESIGN

ATA DE JULGAMENTO PREMIAÇÃO NACIONAL IAB – URBANISMO, PLANEJAMENTO E CIDADES

ATA DE JULGAMENTO PREMIAÇÃO NACIONAL IAB – TÉCNICAS E TECNOLOGIA

ATA DE JULGAMENTO PREMIAÇÃO NACIONAL IAB – EDIFICAÇÕES

 

IMPRENSA IAB
Sabrina Ortácio
(51) 98196.7951
sabrinaortacio@gmail.com