Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura e Urbanismo para Baixinha de Santo Antônio - 1º lugar | IAB Brasil

Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura e Urbanismo para Baixinha de Santo Antônio - 1º lugar

Autor(es): Adriano Bruno, Juliana Sicuro, Luís Felipe Vasconcellos, Rodrigo Bocatero e Vitor Garcez

Data: 17/09/2014


O recorte territorial em questão apresenta uma geomorfologia determinante para a forma como se desenvolveu sua ocupação ao longo do tempo e para os principais problemas relacionados a áreas de risco e saneamento básico enfrentados atualmente pela população da Baixinha de Santo Antônio. A área compreende duas bacias de drenagem tendo entre o ponto mais alto de cumeeira e o ponto mais baixo de várzea um desnível de 50 metros. Essa pré-condição física seguida da ocupação informal, carente de infraestrutura, faz com que os deslizamentos de terra em áreas de maior declividade em encostas e o alagamento das áreas baixas em ocasiões de chuvas fortes sejam um problema estrutural na abordagem desta proposta. 
Ao abordar este problema, o projeto conjuga estratégias de projeto de infraestrutura, paisagem, urbanismo e arquitetura de modo a trazer soluções que trabalhem estas disciplinas de forma integrada. De acordo com essa metodologia, as soluções urbanísticas passam a conter um caráter ecológico na medida em que agregam funções ambientais.

Clique aqui, e faça o download do projeto em PDF

Sobre:O Concurso Público Nacional de Ideias para Solução Estrutural de Arquitetura e Urbanismo para Assentamentos Subnormais (Favelas) em Salvador, é promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). Organizado pelo IAB-BA, o concurso conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. O Projeto Piloto do programa Bairro da Gente será desenvolvido na Baixinha de Santo Antônio, no bairro de São Gonçalo do Retiro. O objetivo é selecionar um projeto urbanístico que seja aplicado, inicialmente, na Baixinha de São Gonçalo e que se torne um piloto a ser utilizado como referência em outras áreas da capital baiana onde residem populações mais pobres ou desprovidas de infraestrutura. Uma das premissas principais é a criação de projetos que atendam às necessidades reais da população, considerando suas peculiaridades, e com a participação da comunidade em todas as etapas, tanto em Salvador quanto em outros municípios da Região Metropolitana.

Colaboradores

  • Pedro Neves
  • André Moura