Concurso MIS PRO - 2º lugar | IAB Brasil

Concurso MIS PRO - 2º lugar

Autor(es): Pedro Varella, Caio Calafate e Sergio Garcia-Gasco

Data: 15/12/2014

O projeto busca agenciar demandas e necessidades fundamentalmente opostas em um mesmo conjunto de forma integrada, quais sejam: a demanda pela criação de um espaço público de referência para o bairro e para a cidade e a construção de um local apropriado para a guarda de um acervo com controle de excelência.
A implantação do projeto reformula os vazios do lote. Na sequência do edifício preservado um átrio coberto estabelece o contato entre este e o novo corpo edificado que se estabelece até o fim do trecho estreito do lote. Um pátio ajardinado, coberto em parte, delimita o volume do acervo, que ocupa todo o trecho final do lote, com exceção do pavimento térreo, onde se localizam a biblioteca e a área de pesquisa. Esta estratégia livra o acervo do contato com o solo – mitigando riscos contra umidade e aumentando o controle de segurança do mesmo – e permite criar um espaço reservado para as áreas de estudo, que se privilegiam do contato com o átrio aberto e a praça arborizada. Internamente uma circulação vertical exclusiva realiza a conexão entre os pavimentos e a sala de consulta, tornando o contato pesquisador com o funcionário que o assistirá eficiente e direto.

Clique aqui, e faça o download do projeto em PDF

Sobre:O concurso nacional de arquitetura para o edifício do MIS PRO, organizado pelo Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, faz parte de um plano em desenvolvimento para tornar o MIS referência internacional sobre a cultura brasileira. O MIS PRO abrigará a reserva técnica, os laboratórios, projetos de pesquisa e exposições, constituindo um complexo museológico com a sede do MIS, em Copacabana, e integrando-se à vida cultural da Lapa e do Centro da cidade do Rio de Janeiro. A realização de um concurso nacional de arquitetura para escolher o projeto de requalificação do prédio do MIS PRO possibilita a atualização dos meios de acesso aos acervos documentais, sendo iniciativa de grande interesse para pesquisadores e estudantes.

Colaboradores

  • André Cavendish