Concurso MIS PRO - 1º lugar | IAB Brasil

Concurso MIS PRO - 1º lugar

Autor(es): Silvio Oksman, Beatriz Vicino, Marjorie Nasser Prandini e Vito Macchione

Data: 09/12/2014


A proposta de um edifício para gestão do acervo cultural do MIS PRO, na Lapa, vai ao encontro das atuais intenções de qualificação das áreas centrais da cidade do Rio de Janeiro. Neste sentido a proposta apresentada pretende estabelecer uma relação franca entre o edifício e o espaço público no seu entorno.

O edifico atual do MIS, na Rua Visconde de Maranguape, é um dos remanescentes históricos que compõe o tecido urbano desta área e deve ter sua volumetria e fachada preservados. Seu gabarito será adotado para as novas construções na parte posterior do terreno. Uma avaliação dos demais edifícios construídos no lote levou à conclusão de que não há maiores interesses na sua preservação, principalmente, por não atender aos novos usos propostos.

O nível de acesso do MIS PRO é uma extensão da calçada, livre de controles. O piso público invade o interno, como uma rua, num convite ao espaço expositivo, à loja, ao café, e aos demais programas. Este partido dialoga com o projeto em construção em Copacabana, no qual a fachada é uma extensão do calçadão.

Clique aqui, e faça o download do projeto em PDF

Sobre:O concurso nacional de arquitetura para o edifício do MIS PRO, organizado pelo Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, faz parte de um plano em desenvolvimento para tornar o MIS referência internacional sobre a cultura brasileira. O MIS PRO abrigará a reserva técnica, os laboratórios, projetos de pesquisa e exposições, constituindo um complexo museológico com a sede do MIS, em Copacabana, e integrando-se à vida cultural da Lapa e do Centro da cidade do Rio de Janeiro. A realização de um concurso nacional de arquitetura para escolher o projeto de requalificação do prédio do MIS PRO possibilita a atualização dos meios de acesso aos acervos documentais, sendo iniciativa de grande interesse para pesquisadores e estudantes.

Colaboradores

  • Ana Paula Hirata Tanaka - Conservação e restauração de acervo