Concurso de Urbanismo, Paisagismo e Arquitetura para a Orla Noroeste de Vitória - Menção Honrosa | IAB Brasil

Concurso de Urbanismo, Paisagismo e Arquitetura para a Orla Noroeste de Vitória - Menção Honrosa

Autor(es): Paula Farage

Data: 18/08/2014


Os bairros que constituem a região possuem vias estreitas, definindo quarteirões formados por lotes pequenos, integralmente ocupados por edificações, cujas portas e janelas se abrem diretamente (ou quase) para a rua.
 
A rua é um espaço de extensão das atividades cotidianas, dotado de grande vitalidade. O projeto objetiva a valorização da via como esse espaço da prática social. Estreitas como estão, as ruas promovem um tráfego de veículos naturalmente lento e mais atento, porém, as calçadas se tornam bastante ineficazes.
 
Para tanto, propomos a implantação de “ruas compartilhadas, onde não há diferença de nível na caixa da via, mas uma marcação de piso bem definida, separando leito carroçável, ciclovia e calçamento

Clique aqui, e faça o download do projeto em PDF

Sobre:Promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória, com organização do IAB-ES, o concurso tem como objetivo selecionar a melhor proposta de intervenção para a Baía de Vitória, região até então menos favorecida da cidade. A área da competição abrange aproximadamente 760.000 m², que inclui terrenos de propriedade particular, para os quais as propostas funcionarão como referência para o seu eventual desenvolvimento.

Colaboradores

  • Veridiana Goulart
  • Lia Maria Bezerra
  • Henrique Rabelo
  • Caterina Ferrero