Concurso Centro Cultural de Eventos e Exposições - Paraty - Primeiro colocado | IAB Brasil

Concurso Centro Cultural de Eventos e Exposições - Paraty - Primeiro colocado

Autor(es): Renato Dal Pian, Lilian Dal Pian, Carolina Fukumoto, Carolina Tobias, Leonardo Gomes, Sabrina Aron

Data: 31/03/2014
Implantada entre a mata e o mar, Paraty, dentro dos limites de suas correntes, é uma cidade harmônica e consolidada. Planejada segundo padrões das cidades portuguesas, onde as igrejas serviam de referência e de polo de irradiação urbana tem em seus trinta quarteirões atuais construções que preservam boa parte de sua memória edificada.

Embora hoje tomada pelo uso comercial massificado, gerado pelo turismo ascendente, a harmonia da Cidade Histórica está presente nas perspectivas visuais de suas ruas em pés de moleque, que recebem os enfileirados de uma arquitetura simples, porém expressiva.

Nesse contexto, a cidade parece concluída.

Clique aqui, e faça o download do projeto em PDF

Sobre:O Instituto de Arquitetos do Brasil - Rio de Janeiro (IAB-RJ), em parceria com o Governo do Estado do Rio, o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promoveu o Concurso Centro Cultural de Eventos e Exposições (CCEE), para projetos em Cabo Frio, Nova Friburgo e Paraty. A competição teve como objetivo escolher o melhor projeto dos centros, que terão capacidade para 1.500 pessoas e serão construídos nos três municípios.

Colaboradores

  • Dal Pian Arquitetos Associados
  • Modus Engenharia
  • NV Engenharia
  • Chapman BDSP
  • Jugend Controle Predial