Concurso Anexo da Biblioteca Nacional - 3º lugar | IAB Brasil

Concurso Anexo da Biblioteca Nacional - 3º lugar

Autor(es): Renato Dal Pian e Lilian Dal Pian

Data: 01/12/2014


O Anexo da Biblioteca Nacional se localiza paralelo ao mar, contíguo a uma Praça Pública e entre o Binário do Porto, a Via Expressa e o Passeio de Pedestres. Juntamente com a Cidade do Samba, a Fábrica de Espetáculos do Teatro Municipal, o Aquário Marinho, o Museu de Artes do Rio de Janeiro e diversos edifícios e locais de relevância histórica, comporá um expressivo conjunto arquitetônico destinado à cultura e lazer.
 
A singularidade dessa localização, aliada à sua inerente importância como edifício público e institucional, reafirmam e reforçam seu valor simbólico e representativo. Assim, acreditamos que seu projeto deva externar uma arquitetura que o referencie como signo urbano forte, legível e com identidade suficiente para ser reconhecido e assimilado na memória coletiva
 

Clique aqui, e faça o download do projeto em PDF

Sobre:A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) promovem o Concurso Anexo da Biblioteca Nacional. Com organização do IAB-RJ, a competição tem abrangência nacional e vai escolher a melhor proposta de reforma de antigo armazém do Ministério da Agricultura, que funciona como Anexo da FBN. Após as obras de intervenção, a Fundação Biblioteca Nacional vai transferir a sua imensa coleção de periódicos, com exemplares que remontam ao século XIX e alguns títulos raros, revistas e algumas publicações variadas para o Anexo, bem como parte da área técnica da instituição. O programa arquitetônico prevê a criação de uma sala de leitura, auditório, espaço de exposições e uma biblioteca de acesso público. Com a reforma, a edificação deverá atingir uma área de 30 mil metros quadrados.

Colaboradores

  • Carolina Tobias
  • Henrique Zulian
  • Luis Taboada
  • AFA Consult – Engenharias e sustentabilidade