Concurso Anexo da Biblioteca Nacional - 1º lugar | IAB Brasil

Concurso Anexo da Biblioteca Nacional - 1º lugar

Autor(es): Hector Ernesto Vigliecca Gani, Luciene Quel, Ronald Werner Fiedler e Neli Yumi Shimizu

Data: 17/11/2014


Este modelo de trabalho nega a transferência literal de um programa ao afirmar o valor da interpretação do mesmo. Estabelecemos uma análise em vista do lugar e da leitura do edital do concurso.
 
§  Valores de urbanidade: o compromisso de uma primeira ação neste território renovado é estabelecido através da biblioteca horizontal, ponderada em relação à geografia e à paisagem.
§  Relação urbana na escala do processo: a estratégia de construção por etapas estabelecerá, em cada uma, ações adequadas e proporcionais em relação ao entorno existente e ao próprio edifício.
§  Forte consistência funcional, através de integração de todos os setores da biblioteca internamente, e também um diálogo com os espaços públicos circundantes.
§  Desagregar os estacionamentos: separados da construção principal, proporcionam maior segurança à biblioteca; além de racionalizar sua construção e sua viabilidade econômica, como a possível terceirização.
§  Estabelecer valor arquitetônico referencial. Não buscamos o impacto visual de um objeto ostentoso, vinculado à arrogância de um individualismo exacerbado. Partimos da ideia de um suporte ativo em espaços de convivência com alta conectividade.
§  Agregar forma ao futuro: Dentro dos múltiplos objetivos que desencadeiam o processo de projeto está a manifestação material como forma final. Sendo essa fundamental, pode qualificar e desvendar novos espaços públicos e induzir a forma do entorno no futuro.
§  A estratégia de indução. A proposta pretende estabelecer junto com o Plano Diretor do Porto Maravilha, no setor da Gamboa, uma reflexão de projeto numa frente de privilégio e de diálogo com a cidade. A proposta, em sua implantação e em suas áreas livres, sugere diretrizes para posterior desenvolvimento imobiliário do entorno.

Clique aqui, e faça o download do projeto em PDF

Sobre:A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) promovem o Concurso Anexo da Biblioteca Nacional. Com organização do IAB-RJ, a competição terá abrangência nacional e vai escolher a melhor proposta de reforma de antigo armazém do Ministério da Agricultura, que funciona como Anexo da FBN. Após as obras de intervenção, a Fundação Biblioteca Nacional vai transferir a sua imensa coleção de periódicos, com exemplares que remontam ao século XIX e alguns títulos raros, revistas e algumas publicações variadas para o Anexo, bem como parte da área técnica da instituição. O programa arquitetônico prevê a criação de uma sala de leitura, auditório, espaço de exposições e uma biblioteca de acesso público. Com a reforma, a edificação deverá atingir uma área de 30 mil metros quadrados.

Colaboradores

  • Marina Piccolo
  • Leandro Leão
  • Paula Romagnoli
  • Natália Harumi Tanaka
  • Carlos Collet
  • Bhakta Kpra
  • Flávia D’Alambert: Estrutura