SESC Pompeia é considerado a obra mais importante de Lina Bo Bardi

Data: 08/10/2014

Departamento: Nacional

Autora de diversas obras memoráveis, Lina Bo Bardi completaria 100 anos em 2014. Nascida na Itália e radicada no Brasil em 1951, a arquiteta pertenceu ao movimento moderno e foi uma apaixonada pela cultura brasileira. Em homenagem à Bo Bardi, a última enquete do IAB perguntou aos visitantes do site do Instituto de Arquitetos qual é a maior obra da arquiteta. Entre as opções, a que se destacou foi o projeto do SESC Pompeia, em São Paulo, com 64% dos votos.

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) ficou em segundo lugar na preferência dos participantes, com 32% dos votos. Ícone da cidade de São Paulo, o edifício é uma das obras mais conhecidas da arquiteta, famoso por seu vão livre de mais de 70 metros que se estende por quatro pilares. Localizado na Avenida Paulista, o museu é o mais frequentado de São Paulo, com média de 50 mil visitantes por mês, segundo dados da Folha de S.Paulo de 2009. A Casa de Vidro, onde a arquiteta morou com seu marido, o crítico de arte Pietro Maria Bardi, não recebeu voto.


A enquete desta semana homenageia o centenário Diógenes Rebouças, arquiteto baiano influente entre as décadas de 40 e 60. Ajude-nos a escolher a obra mais importante de Diógenes Rebouças. Participe da enquete no site do IAB.

Post sem comentários! Comentar o post