Seminário Internacional “Forma Urbana: Rupturas e Continuidades”

Data: 11/08/2014

Departamento: IAB GO

As crescentes demandas nas cidades, que transformam e são transformadas pela sociedade da informação e suas tecnologias, levam a relevantes discussões sobre os modos de apreensão de sua forma. Essas cidades cada vez mais atreladas às demandas do mercado, e não às das pessoas, carecem de reflexões que apontem novos caminhos. Assim sendo, o evento trará à tona, debates sobre as teorias urbanas e metodologias do projeto.

Diante desse quadro de transformações, cabe-nos indagar “e agora para onde vamos?” Quais questões estão interligadas com as formas de apreensão da cidade e quais questionamentos serão levantados sobre o ensino e prática de projeto urbano?

O Encontro tem a finalidade de proporcionar o debate a respeito desses assuntos entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes.

A palestra de abertura, intitulada Problemas de história urbana na era da revolução digital, será com uma das principais pesquisadoras sobre história e morfologia urbana, Donatella Calabi (Universitá IUAV de Veneza), em que apresentará suas reflexões mais atuais. Em seguida, o professor do PROURB/UFRJ Cristóvão Fernandes Duarte tratará do problema das cidades contemporâneas, com a palestra intitulada "Da cidade ao urbano: permanência e ruptura nos processos de produção do espaço". Complementado o debate, o professor da FAU/Mackenzie Igor Guatelli discute a escala da cidade com a palestra "De articulações outras: uma discussão sobre o suporte e o suplemento nos processos de construção de territórios e territorialidades urbanas". E, por fim, a palestra de encerramento ficará sob o encargo do importante professor e pesquisador italiano Guido Zucconi (Universitá IUAV de Veneza), "Metodologia e morfologia na história urbana".

Além disso, haverá também oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Fonte: Site Oficial Forma Urbana

Post sem comentários! Comentar o post