Segundo dia de debates traz preservação histórica e urbanismo democrático

Data: 11/10/2019

Departamento: Nacional

A proteção do patrimônio cultural foi o tema central do 21CBA na quinta-feira pela manhã, segundo dia do evento. Participaram Paulo Ormindo, conselheiro do IAB,  e Zulu Araújo, diretor da Fundação Pedro Calmon, sob a mediação de Fabiano Melo, representante do IAB na Comissão de Incentivo à Cultura.

O encontrou trouxe uma análise da importância da proteção ao patrimônio em concordância com a cultura, a história e as dinâmicas das populações a fim de reforçar que uma identidade coletiva abrange mais do que a arquitetura.

Também pela manhã aconteceu o bate papo com Isay Wenfield, ganhador de premiações como o Word Architecture Festival e o Troféu de Ouro no Prêmio ideia Design. Sempre polêmico e irreverente, ele prega a importância dos anseios do cliente para o sucesso de uma projeto. “Repetir formulas não me interessa”, disse ao público.

Espaços públicos e o desenho urbano democrático – No período da tarde, a promoção de espaços públicos de qualidade através do desenho urbano democrático foi abordada de forma prática por Emerson Vidigal, representante do Estúdio 41 de Curitiba, um dos escritórios mais premiados do Brasil em concurso públicos. Participaram também Gilson Paranhos e Thiago Andrade. A mediação ficou a cargo de Ivan Mizoguchi.

A programação englobou ainda mini cursos, apresentação de projetos e artigos científicos, sessões temáticas diversas e oficinas. O dia foi encerrado com debate – Espaço e Democracia: direito à cidade, com Claudio Acioly Jr., Carlos Vainer e Rita Velloso. Mediação de Rafael Passos, presidente do IAB-RS. 
  

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post