Ruy Ohtake e Carlos Vainer participam em Salvador de debate sobre o direito à cidade

Autor: IAB-BA Data: 04/12/2014

Departamento: IAB BA

O arquiteto Ruy Ohtake e o sociólogo Carlos Vainer são os convidados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BA) para um debate de ideias com os profissionais baianos no evento “Arquitetura e Urbanismo para Todos: direito à cidade”, que será realizado a partir das 18h do dia 16 de dezembro, no Hotel Mercure, no Rio Vermelho.

A previsão é de que cerca de 250 pessoas participem do evento, que será gratuito, mas com inscrição prévia pelo site Dia do Arquiteto 2014. Além das palestras e do debate, o evento vai marcar também a diplomação dos novos conselheiros do CAU/BA, eleitos no dia 5 de novembro pelos arquitetos baianos.

Segundo o presidente do Conselho, o professor da UFBA e arquiteto Guivaldo D’Alexandria, essa será uma oportunidade única para os profissionais locais acompanharem o debate de ideias de dois especialistas que estudam e refletem sobre os espaços urbanos e o papel da arquitetura e do urbanismo na construção de das cidades.

“Esse debate é importante no momento em que se discute o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) para Salvador, pois é uma oportunidade de reflexão sobre a cidade que queremos”, destaca Guivaldo, lembrando que, por lei, somente os arquitetos e urbanistas são habilitados a apresentar alternativas e conformar soluções adequadas às demandas sociais referentes ao planejamento urbano.

Serviço - Arquitetura e Urbanismo para Todos: direito à cidade

Data: 16 de dezembro
Horário: 18h
Local: Hotel Mercure, no Rio Vermelho
Entrada Gratuita, mas com inscrição prévia

Perfil dos Palestrantes

Ruy Ohtake: Elogiado por Oscar Niemeyer, o trabalho do arquiteto Ruy Ohtake, ganhador de 24 prêmios, está exposto em ruas e avenidas de importantes cidades brasileiras e no exterior. Ele assina projetos importantes em São Paulo, como o premiado Parque Ecológico do Tietê e o condomínio residencial e o polo educacional de Heliópolis. É de sua autoria ainda o Aquário do Pantanal, em Campo Grande (MS), para exibição da fauna aquática e da flora pantaneira, e os Jardins e Museu Aberto da OEA – Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos.

Carlos Vainer: Economista, sociólogo, doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade de Sorbonne (França) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Vainer tem uma história de luta em defesa do direito à cidade. Além de ensinar e orientar pesquisas sobre conflitos sociais urbanos, políticas migratórias e globalização e movimentos sociais, ele é constantemente chamado para falar sobre esses temas em fóruns e Universidades. Entre suas obras está o livro “A cidade do pensamento único: desmanchando consenso”, escrito em parceria com Otília Arantes e Ermínia Maricato.
Últimas notícias:

Sérgio Magalhães discute o novo desenvolvimento urbano do Rio
Vencedores do Concurso da Biblioteca Nacional são premiados
IAB-BA promove debate sobre intervenções urbanas em Salvador
Dia do Arquiteto e Urbanista com homenagem a Diógenes Rebouças

Post sem comentários! Comentar o post

Comentários (01)

Pena que essa newsletter chegou um dia depois do evento...

responda esse comentário>>