Resultado do concurso Pavilhão Brasil EXPO 2020

Data: 19/11/2018

Departamento: IAB DF

O projeto vencedor do concurso para o Pavilhão Brasileiro na EXPO 2020 foi de autoria dos arquitetos José Paulo Gouvêa, Marta Moreira, Martin Benavidez, Milton Braga.  Segundo o júri, formado por Fernando Viegas, Maria Luiza Fragoso, Thiago Andrade, Fernando Diez e Inês Lob, o projeto arquitetônico se destaca pela clareza espacial e leveza da estrutura, ao mesmo tempo densa na maneira que envolve o visitante. A unidade e simplicidade entre proposta espacial e estrutural potencializa a experiência da água como elemento central da expografia.  
 
 O objetivo do concurso era a seleção de proposta e posterior contratação do Projeto Executivo completo, serviços de Fiscalização da Obra, Consultoria e serviços correlatos para o Pavilhão do Brasil na Exposição mundial. Foi promovido pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e contou com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Distrito Federal – IAB/DF.
 
Conforme edital, “o Pavilhão do Brasil deveria destacar a diversidade com o tema TOGETHER FOR DIVERSITY, dividido em natureza, pessoas e o amanhã. Esses são os pontos de partida para que os arquitetos mostrem a diversidade de fauna e flora, a multiplicidade étnica, criativa, cultural de nosso povo e apresentem o Brasil como um país agregador, além de ator de relevância global nas questões internacionais relacionadas à sustentabilidade”.
Sob o tema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo Dubai abordará a Oportunidade, a Mobilidade e a Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil estará nesta última parte, com foco em discussões que reafirmam a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira.

Abaixo, fotos do projetos em segundo e terceiro lugar. 

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post