O Sonho Olímpico é lançado nacionalmente no IAB-RJ

Data: 26/07/2016

Departamento: IAB RJ


A documentário “O Sonho Olímpico”, de Einar Braathen e Anne Kjersti BjØrn, será lançado com exclusividade na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, no Flamengo, no dia 8 de agosto, às 18h30. Após exibição do vídeo, acontecerá debate com as participações de Einar Braathen, do presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, do professor titular da UFRJ Carlos Vainer e do assessor especial da Empresa Olímpica Municipal do Rio, Augusto Ivan Pinheiro (a confirmar). O evento é gratuito e os interessados em participar devem enviar e-mail para inscricoes@iabrj.org.br, informando o nome completo.
 
O filme é inédito no Brasil. O lançamento do filme aconteceu no dia 29 de abril em Oslo, na Noruega. Depois, ele foi apresentado na Academia Internacional Olímpica, na Grécia, no dia 10 de maio, na presença dos representantes de todos os Comitês Olímpicos Nacionais, instâncias máximas, a nível nacional, do Movimento Olímpico no mundo.
 
Com 50 minutos de duração, o documentário mostra a experiência de Isak Ulstein, um dos mais promissores atletas do snowboarding norueguês, ao visitar as instalações Olímpica da Rio 2016 e conhecer o drama de famílias removidas da comunidade de Vila Autódromo, na Zona Oeste do Rio. Ao analisar os investimentos feitos para realização dos Jogos, a diretora Anne Kjersti BjØrn coloca em cheque o principal objetivo olímpico: construir um mundo melhor através do esporte.
 
A produção faz uma comparação entre os Jogos Olímpicos da Juventude em Lellehammer 2016 e a Rio 2016. Para o pesquisador do Instituto Norueguês de Pesquisa Urbana e Regional (NIBR) Einar Braathen, a diferença entre os jogos de Lillehammer e do Rio é que o da cidade norueguesa é destinado aos participantes. “Eles se divertiram, fizeram amizades e levaram memórias para toda a vida. A olimpíada do Rio é destinada a todos os outros: às companhias de TV, patrocinadores e a todos os telespectadores que, de fato, não estarão lá. Não assumem qualquer responsabilidade sobre o que acontece na cidade agora ou depois dos Jogos”, criticou.
 
O filme apresenta também entrevistas com o presidente do COI, Thomas Bach, com a gerente geral de sustentabilidade e legado da Rio 2016, Tania Braga, com a coordenadora do Parque Olímpico Claudia Escarlate, com a ativista do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas Larissa Lacerda, com o fundador da ONG Karanba, em São Gonçalo, Tommy A. Honsen, com a presidente da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro, Sonia Rabello, com a moradora da Vila Autódromo Maria da Penha, entre outros personagens.
 
Serviço
Lançamento do documentário O Sonho Olímpico
Quando: 8 de agosto, segunda-feira
Horário: às 18h30
Local: Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ
Endereço: Rua do Pinheiro, 10, Flamengo. Rio de Janeiro
Confirmar presença através do e-mail inscricoes@iabrj.org.br
Evento gratuito e aberto ao público
Mais informações: (21) 2557-4480

Post sem comentários! Comentar o post