Internautas elegem Fonte Nova como maior obra de Diógenes Rebouças

Data: 05/05/2015

Departamento: Nacional

O IAB-BA comemorou, ao longo do ano passado, o centenário de nascimento do arquiteto Diógenes Rebouças, considerado o profissional mais renomado e influente da arquitetura baiana entre o fim dos anos 1940 e início dos anos 1960. Em homenagem a Rebouças, o site do IAB publicou enquete para saber qual é a maior obra do arquiteto. O antigo estádio Fonte Nova, em Salvador, foi escolhido como a construção mais importante, com 41% dos votos. Ao todo, 100 pessoas responderam à enquete.

Além do antigo estádio Fonte Nova, os participantes podiam votar nos projetos do edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (FAU/UFBA), que obteve 33% dos votos; da Avenida Centenária, opção de 18% dos participantes; e do Edifício do Ipase, na Praça da Sé, preferência de 8% dos votantes.

Professor, artista e grande conhecedor da realidade baiana, Diógenes Rebouças teve papel fundamental na construção da paisagem de Salvador e de outras cidades do estado e na formação das novas gerações de arquitetos e urbanistas. Protagonista da arquitetura e do urbanismo modernos na Bahia, ele é responsável também por projetos como o Hotel da Bahia e a Escola Parque, além dos já citados.

(Foto: antigo estádio Fonte Nova. Crédito: Agência Brasil)

Post sem comentários! Comentar o post