II URBfavelas abre chamada de trabalhos

Data: 12/07/2016

Departamento: IAB RJ

O II Seminário Nacional de Urbanização de Favelas (URBfavelas) está com chamada de trabalhos aberta. Serão aceitas produções nas modalidades texto completo, narrativa de moradores e e-pôster. Podem participar profissionais atuantes em favelas, moradores de assentamentos precários e membros da comunidade acadêmica: professores, estudantes de pós-graduação e de graduação. O prazo para submissão dos trabalhos se encerra no dia 20 de julho. O resultado será anunciado no dia 20 de setembro. O II URBfavelas será realizado no Rio de Janeiro, de 23 a 26 de novembro.
 
Clique aqui para baixar o material de apresentação do II URBfavelas
 
Clique aqui para baixar o edital da chamada de trabalhos
 
O comitê científico do evento avaliará os trabalhos a partir dos seguintes critérios: relevância da temática ou do exemplo focado; domínio de conteúdo; clareza e objetividade; e atendimento às normas estabelecidas na chamada. Já os projetos a serem expostos (e-pôster) serão selecionados a partir de curadoria específica, com foco em apresentar ao público do evento experiências práticas de soluções que estarão em pauta no seminário. Escritórios de arquitetura, ONG’s, instituições de pesquisa, prefeituras e outros proponentes poderão se inscrever para compor a mostra.
 
O II URBfavelas tem como objetivo reunir pesquisadores, técnicos e dirigentes do setor público e privado, além de movimentos sociais e de outros agentes ocupados com os temas de planejamento e gestão públicas, programas, projetos e ações de urbanização e regularização de favelas para a apresentação de propostas e resultados de ações em favelas e similares.
 
A iniciativa também visa a articular um esforço coletivo para identificar “onde está o problema” e produzir respostas na perspectiva do reconhecimento e da afirmação do direito à cidade dos moradores de favelas e demais assentamentos populares.
 
O seminário é estruturado em quatro eixos temáticos, cada um com seu respectivo programa, são eles: O desenho dos programas. Projeto e ações de urbanização e suas várias dimensões; O momento pós-obra ou pós-urbanização; Regularização fundiária de favelas e outros assentamentos de baixa renda; e Dimensões emergentes nas intervenções em favelas e seus rebatimentos sobre a urbanização e regularização.
 
A comissão organizadora do seminário é formada por representantes da FAU-UFRJ, IESP-UERJ, Departamento de Geografia da UFF, PROURB-UFRJ, NEPHU-UFF, Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF, FAFERJ, IAB, Fundação Bento Rubião, Observatório de Favelas, Ibase, Pastoral de Favelas, ISER, ITERJ, Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Pereira Passos, Fiocruz.

Post sem comentários! Comentar o post

Comentários (01)

Bom dia gostaria de saber como fazer para me inscrever para assistir quero me especializar em urbanização de favelas, sou estudante de arquitetura e urbanismo... Muito obrigado....

responda esse comentário>>