IAB vai lançar premiação nacional para estudantes

Data: 04/08/2015

Departamento: Nacional

O IAB planeja ampliar as premiações para os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo das faculdades e universidades brasileiras. O assunto foi discutido na 148ª Reunião do Conselho Superior do Instituto (COSU), que aconteceu entre os dias 29 de julho e 1º de agosto em São Paulo. A ideia é que cada departamento organize seu prêmio e, ao final do ano, os vencedores estaduais concorram numa grande competição nacional. O IAB encara a iniciativa como estratégica para se aproximar dos recém-formados. 

O prêmio IAB para os estudantes está sendo discutido pelo grupo de trabalho coordenado pelo presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann, que este ano organizou com sucesso o “Prêmio CAIXA IAB-RS 2014 José Albano Volkmer”. Experiências de outros departamentos, como o “Prêmio Arquiteto do Amanhã”, do IAB-RJ, e “Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina 2014”, organizado pelo IAB-SC, serão também utilizadas para desenhar a nova competição voltada para os graduandos de arquitetura.

A premiação gaúcha, no entanto, será a base principal. O Prêmio CAIXA IAB-RS José Albano Volkmer ocorre em duas etapas. Na primeira, os coordenadores do Trabalho Final de Graduação (TFG) ou do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das faculdades selecionam o melhor trabalho de da instituição. Na segunda, todos os selecionados participam de outra competição. Uma comissão, formada por um júri especial, analisa os trabalhos e escolhe o grande vencedor.

"No término da primeira fase, o IAB participa das cerimônias de colação de grau de todas as faculdades e entrega um certificado de menção honrosa e um kit do Instituto. Esse contato é muito importante, pois valorizamos os projetos dos alunos, e eles passam a ter interesse em se associar ao IAB”, explicou Tiago Holzmann.

O IAB-SC tem uma experiência semelhante à do departamento gaúcho. Eles também participam das cerimônias de colação de grau, mas entregam uma medalha ao aluno mais bem classificado. “A ideia do IAB-RS é muito bacana. Penso que premiar o melhor projeto talvez seja mais interessante do que o melhor classificado no curso. Levarei a proposta para discutir em Santa Catarina”, disse a presidente do IAB-SC, Vânia Burigo.

Para o presidente do IAB-SP, José Armênio de Brito Cruz, reunir os trabalhos dos recém-formados vencedores de cada estado numa competição nacional vai dar mais força ao prêmio do IAB. “Uma premiação a nível nacional para os estudantes é importantíssima. Valoriza os trabalhos dos alunos, a academia e o vencedor ganha destaque na imprensa nacional”, afirmou.

O conselheiro vitalício do IAB e atual presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, concorda com José Armênio:

“A partir do momento que a gente consegue viabilizar uma premiação como essa em todos os departamentos, vamos conseguir recuperar, com mais ênfase, a nossa premiação para estudantes e superar as premiações promovidas por entidades particulares”, defendeu Belleza.

Post sem comentários! Comentar o post