IAB-SP promove debate sobre as novas tecnologias e as suas possibilidades na cidade

Autor: IAB-SP Data: 11/09/2015

Departamento: IAB SP

Descrição do evento: O seminário “As novas tecnologias e as suas possibilidades na cidade” discutirá o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação e a sua regulação em três questões centrais de políticas públicas: engajamento e participação cidadã; mobilidade urbana; e planejamento urbano e territorial.

A proposta do evento é privilegiar o debate interdisciplinar sobre o papel do direito e da regulação nessas temáticas, considerando a expansão da “economia do compartilhamento”. O público alvo é formado por acadêmicos, ativistas, empreendedores, representantes do poder público e sociedade civil, presentes tanto nas mesas quanto na plateia.

O que é o INTERNETLAB? O INTERNETLAB é uma associação sem fins lucrativos que promove o debate acadêmico e faz pesquisa nas áreas de direito e tecnologia, sobretudo no campo da internet. Visando sofisticar o nível da produção científica sobre regulação e políticas públicas nessas áreas no Brasil e aproximar estes estudos do debate público fora dos círculos de especialistas, o INTERNETLAB funciona como um polo de formação e de produção de conhecimento especializado e independente sobre a relação entre as tecnologias da informação e comunicação, a cultura jurídica e a sociedade.

Para tanto, o INTERNETLAB atua como ponto de articulação entre estudantes e pesquisadores, incentivando o desenvolvimento de projetos que abordem os desafios que a ciência jurídica enfrenta para solucionar novas questões trazidas pelo avanço da tecnologia e da internet.  Sua missão é, portanto, atuar academicamente sobre questões estratégicas e de interesse público sobre direito e tecnologia, especialmente no que tange à realidade brasileira.

O INTERNETLAB é parceiro do Núcleo de Direito, Internet e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e conta com apoiadores como o Google Brasil e a Fundação Ford.

Parceiro do evento: O Instituto dos Arquitetos do Brasil (Departamento São Paulo) é parceiro do InternetLab neste evento, que acontecerá na sua sede. O seminário ocorrerá no período de preparação da Bienal de Arquitetura de São Paulo (organizada pelo IAB-S, programada para 2016). O INTERNETLAB e o IAB-SP entendem que o seminário compreende uma área de intersecção entre a discussão de regulação da tecnologia e da Internet e a reflexão sobre as possibilidades de novos usos das cidades.

Data e horário: 24 (noite) e 25 (dia inteiro) de setembro de 2015 (ver programação na folha seguinte)

Local: Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB (Rua Bento Freiras, n. 306, São Paulo).

Programação

24 de setembro de 2015, quinta-feira
19h00 Início do evento
19h15 Mesa de aberturaFalas iniciais e de apresentação do InternetLab, do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB-SP e dos patrocinadores do evento.
19h30 Palestra inicial (keynote speaker)Carlo Ratti (Diretor do Senseable City Lab do Massachusetts Institute of Technology – MIT).
20h30 Coquetel                        

Post sem comentários! Comentar o post