IAB-PR comemora posse da nova diretoria para o triênio 2017-2019

Data: 20/02/2017

Departamento: IAB PR

O IAB-PR comemora nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, às 20h, a posse da nova diretoria par ao triênio 2017-2019 na Casa Miguel Alves Pereira, sede do CAU/PR. Evento será seguido da palestra do professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Irã Taborda Dudeque sobre a arquitetura de Francesco Borromini (1599-1667), que teve uma de suas principais construções, a Igreja de Sant’Ivo ala Sapienza, em Roma, danificada em terremoto que atingiu a Itália em outubro de ano passado. Inscrições gratuitas pelo e-mail iabpr@iabpr.gov.br.
 
Segundo o novo presidente do Departamento, Luiz Ris, uma parcela das anuidades dos associados do IAB-PR será destinada para a reconstrução da Igreja de Sant’Ivo ala Sapienza. “Esta é a principal obra de Borromini, mas somente durante a cerimônia daremos outros detalhes sobre como ocorrerá esse processo”, explicou Reis à coluna Haus, do jornal Gazeta do Povo.
 
Palestra
 
O arquiteto Irã Taborda Dudeque apresentará palestra sobre a obra de Francesco Borromini. Com o título “Borromini e os borrominescos”, Dudeque irá abordar os trabalhos do arquiteto italiano, que se destacou pelo dinamismo e originalidade, além de ter idealizado fachadas ondulantes e criado formas arquitetônicas com deliberada alteração das proporções. Arquiteto preferido do Papa Inocêncio X, Borromini recebeu algumas importantes incumbências da Igreja Católica, como a de reconstruir a Basílica de São João de Latrão e a de edificar o Templo de Santa Inês.
 
“A relevância do Borromini é tamanha que os projetos dele influenciaram a Arquitetura em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil, nas construções das igrejas em estilo Barroco de Minas Gerais, no século XVIII”, contou Dudeque à coluna Haus.
 
Serviço
Comemoração da posse da nova diretoria do IAB-PR e palestra “Borromini e os borrominescos”
Quando: 20 de fevereiro, segunda-feira
Horário: 20h
Local: sede do CAU/PR
Endereço: Rua Itupava, 1.829, Alto da XV. Curitiba.
Inscrições gratuitas pelo e-mail iabpr@iabpr.gov.br

Post sem comentários! Comentar o post