IAB-PE e Docomomo alertam para descaracterização da arquitetura moderna

Data: 25/03/2017

Departamento: IAB PE

O presidente do IAB-PE, Roberto Ghione, e o coordenador do Docomomo Brasil Fernando Diniz Moreira assinaram, na sexta-feira, 24 de março, carta manifesto contra a descaracterização da arquitetura moderna no Recife. O documento apresenta preocupações diante das intervenções no patrimônio construído e coloca as entidades à disposição para registrar, valorizar e difundir a cultura arquitetônica local.
 
O manifesto é resultado de debate promovido pelo Departamento de Pernambuco.  O evento discutiu os casos de descaracterização de edifícios notáveis produzidos durante a segunda metade do século XX no Recife, testemunhas genuínas da cultura arquitetônica do período e que retratam a evolução da cidade.
 
Uma das preocupações do IAB-PE e do Docomomo Brasil são as intervenções “absurdas e banais”, contrárias à natureza compositiva, funcional e de conforto natural, de obras marcantes da cidade. As entidades também alertam para atitudes agressivas do mercado de recuperação de fachadas e de venda de materiais de revestimentos, que induzem às descaracterizações de edifícios significativos apenas para satisfazer interesses comerciais imediatos.
 
 
Abaixo, é possível ler a íntegra do manifesto. 

(Imagem: Edifício Debret, de Acacio Gil Borsoi. A intervenção na construção originou o debate)

Post sem comentários! Comentar o post