IAB-PB critica transferência da sede da Assembleia Legislativa da Paraíba

Data: 17/11/2016

Departamento: IAB PB

O IAB-PB é crítico a proposta de transferência da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), instalada nos arredores da Praça João Pessoa, para o edifício do antigo Banco Paraiban, na Avenida Epitácio Pessoa. Em nota divulgada na segunda-feira, 14 de novembro, o Departamento paraibano diz que a mudança pode representar impactos sociais negativos. “No processo de planejamento, a gestão destes impactos deve anteceder a decisão pela mudança das funções atuais do edifício”, diz o documento.
 
A nota, assinada pelo presidente do IAB-PB, Fabiano de Melo Duarte Rocha, reconhece a importância dos tombamentos federal (IPHAN) e estadual (IPHAEP), mas alerta que sem planejamento e políticas públicas, esses instrumentos perdem sua eficácia: “a ausência dos órgãos patrimoniais neste debate deixa mais claro ainda o risco dos impactos econômicos e de vitalidade urbana no Centro Histórico com a saída da ALPB.”
 
O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, anunciou a transferência da Assembleia no dia 16 de setembro. A sede do poder legislativo estadual está instalada atualmente em edifício construído na década de 1970, na Praça João Pessoa. O prédio do antigo Banco Paraiban é de propriedade do Governo do Estado. Segundo informações divulgadas na imprensa, o edifício foi doado à ALPB, e a reforma seria bancada com recursos próprios da Assembleia, com obra estimada em R$ 33 milhões. O Governador do Estado anunciou que, em contrapartida à doação do edifício do Paraiban, algumas secretarias ocupariam o edifício da Praça João Pessoa.
 
Clique aqui para ler a íntegra da nota divulgada pelo IAB-PB

Post sem comentários! Comentar o post