IAB-CE promove curso “Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo”

Data: 01/09/2014

Departamento: IAB CE

Quanto custa, afinal, o trabalho de um arquiteto? O IAB-CE promoverá, nos dias 04 e 05 de setembro, um curso voltado a orientar profissionais de arquitetura na precificação de seus serviços. O que se pretende, além de evitar a concorrência desleal e a precarização do trabalho, manter o padrão de qualidade das construções. O curso “Tabela de Honorários”, ministrado pelo diretor no Departamento do Ceará, Odilo Almeida Filho, se propõe a sanar essa e outras dúvidas. 

O conteúdo envolve demonstrações de duas metodologias indicadas para se estipular valores para mais de 211 serviços de atribuição de arquitetos e urbanistas: a primeira leva em conta um percentual sobre o custo de execução da obra (método indicado internacionalmente), enquanto a segunda estabelece parâmetros para calcular o valor do projeto ou serviço pelo cálculo estimado de despesas com horas trabalhadas, encargos sociais, despesas indiretas, impostos, direitos autorais e lucro.
 
O documento Tabela de Honorários, formulado pelo IAB e entidades, e aprovado pelo CAU/BR teve o Diretor no Departamento do Ceará, arquiteto Odilo Almeida como coordenador e relator. Para Odilo, “os arquitetos vivem um momento de reestruturação da profissão. É importante que as organizações profissionais indiquem critérios balizadores para a formulação de preços dos projetos, visando a garantia de um adequado equilíbrio entre a qualidade do serviço e a justa remuneração”, explica.
 
Programação do curso
  1. Princípios básicos e definições;
  2. Módulo I- Remuneração de Projeto Arquitetônico de Edificações;
  3. Módulo II- Remuneração de Projetos e Serviços Diversos;
  4. Módulo III- Remuneração de Execução de Obras e Outras Atividades.
O material didático é composto pelos Módulos I, II e III das Tabelas de Honorários, em extensão pdf, disponíveis no site do CAU/BR na internet. 
 
Investimento
  • Sócios IAB-CE: gratuito;
  • Estudantes de arquitetura e urbanismo: R$75,00 (necessário comprovante estudantil: declaração da faculdade, boleto de pagamento ou carteira de estudante);
  • Profissionais de arquitetura e urbanismo: R$150,00
Preencha a ficha de inscrição e envie para o e-mail: iabce@iabce.org.br juntamente com o comprovante de pagamento (dados da conta na ficha de inscrição).

Serviço

Local: Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC)
Endereço: Av. Barão de Studart, 1980- Aldeota
Fim da inscrição: 03 de setembro - vagas limitadas.
Início do Curso: 04 de setembro
Horário: 18:30h às 21:30h.
Término do Curso: 05 de setembro
Horário: 18:30h às 21:30h

Fonte: IAB-CE

Post sem comentários! Comentar o post