IAB-BA discute preservação do patrimônio em Brasília

Data: 23/09/2015

Departamento: IAB BA

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira, 24 de setembro, a demolição de imóveis históricos tombados em Salvador e as medidas para a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. A presidente do IAB-BA, Solange Araújo, foi convidada pela deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) para participar da audiência pública, que será realizada em Brasília, Anexo II, Plenário 10, das 9h30 às12h.

O presidente substituto do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Andrey Rosenthal Schlee, o conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) Paulo Ormindo de Azevedo e o arquiteto Wagner Campos também participarão da reunião da Comissão de Cultura.

A arquiteta Solange Araújo preparou um dossiê para entregar aos parlamentares na reunião. Fazem parte do documento a denúncia do IAB-BA à Unesco sobre o descaso para com o Centro Histórico de Salvado; a resposta da Organização das Nações Unidas, que vai enviar um comitê de Patrimônio para monitorar a situação do patrimônio histórico da capital baiana; e um conjunto de matérias publicadas pela imprensa local e nacional.

“O problema da preservação e manutenção do nosso patrimônio não será resolvido nessa reunião. O nosso objetivo é sensibilizar os deputados e, com isso, conseguir que haja uma reformulação da política nacional de preservação do patrimônio histórico. Hoje, nossos centros históricos estão sucateados e sujeitos à especulação imobiliária”, criticou a presidente do IAB-BA.

Apesar da pauta focar a questão da demolição de imóveis históricos tombados em Salvador, Solange vai colocar também no debate as questões do Cais José Estelita, no Recife, e de outros patrimônios que estão em situação de risco.

A audiência da Comissão de Cultura será transmitia ao vivo no site da Câmara dos Deputados. Os interessados devem acessar a página da comissão (clique aqui), identificar a reunião, clicar nos sublinks informações, detalhes e assista ao vivo.

Post sem comentários! Comentar o post