Festa Anual dos Arquitetos celebra a cultura brasileira

Data: 09/12/2016

Departamento: IAB RJ

A Festa Anual dos Arquitetos celebrou, na sexta-feira, 9 de dezembro, a cultura popular e arquitetônica brasileira. Organizado pelo Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), o evento homenageou, em nome do IAB e do IAB-RJ, com o título de Personalidade do Ano, o cenógrafo Abel Gomes, diretor-geral artístico da abertura dos Jogos Rio 2016; e os “Arquitetos Olímpicos”, responsáveis pela criação e desenvolvimento dos projetos para os Jogos de 2016 (veja a relação dos arquitetos homenageados abaixo).
 
Os arquitetos e urbanistas reunidos na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, e os estudantes dos cursos de arquitetura do Rio prestigiaram também os trabalhos concorrentes da 54ª Premiação Anual do IAB-RJ e do 33º Prêmio Arquiteto do Amanhã.
 
Na abertura da cerimônia, um dos anfitriões da festa e presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, celebrou os trabalhos coletivos para a transformação do Rio em cidade olímpica, representados pelo cenógrafo Abel Gomes e pelo conjunto dos arquitetos da Prefeitura, dos escritórios de arquitetura e da Empresa Olímpica. “A atuação dos arquitetos olímpicos mostrou que o trabalho em conjunto produz sinergias adequadas para promover as transformações que almejamos e que devem apontar para a construção de uma cidade mais inclusiva, com melhor distribuição de oportunidades em todo seu território”, afirmou.
 
Pedro da Luz destacou a realização, este ano, do concurso público nacional para a escolha da marca do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA2020RIO), cujo tema é “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. O presidente do IAB-RJ anunciou ainda o lançamento do concurso do stand da representação do Brasil no próximo Congresso Mundial da UIA, que será realizado no próximo ano em Seul, Coreia do Sul.
 
Presente na cerimônia, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), Jerônimo de Moraes, parabenizou o Departamento Rio de Janeiro por promover, ininterruptamente, a Premiação Anual há 54 anos. “A premiação do IAB-RJ é a mais antiga e contínua da nossa classe. É um êxito todo esse esforço”, destacou. Jerônimo de Moraes ressaltou também a colaboração do Conselho com as entidades de arquitetura: “Assinamos convênio para apoiar o IAB-RJ nos preparativos para o UIA2020RIO. Entendemos que o evento será um marco importante para debater com os colegas do mundo interior, além de mostrar para a sociedade a importância da nossa profissão.”
 
Personalidade do Ano e Homenagens Especiais
 
Antes de entregar o prêmio Personalidade do Ano ao cenógrafo Abel Gomes, a vice-presidente administrativa do IAB-RJ Fabiana Izaga definiu o homenageado como regente, que orquestrou no gramado, nas arquibancadas e no céu do Maracanã a celebração da cultura brasileira para o planeta, na inspiradora abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em 5 de agosto de 2016. “O espetáculo afirmou, quadro a quadro, o talento de nossas vozes, criações, música e imagem, mas também muitas de nossas contradições”, justificou.
 
Feliz, Abel Gomes fez questão de dividir o prêmio com os companheiros Fernando Meirelles, Daniela Thomas e Andrucha Waddinton. “Deus nos colocou numa noite muito especial, o 5 de agosto, para mostrar ao mundo que o que temos é muito bom”, disse.

A homenagem aos arquitetos olímpicos coube à vice-presidente de relações socioculturais Cêça Guimaraes. “Arquitetos e arquitetas olímpicos adoçaram paralelepípedos, sobrados e telhados para recortar as pedras desfeitas da cidade, dobrando-a ao ar, à luz e à razão certa. Livres e sem muros, arquitetos e arquitetas olímpicos inventaram a Olímpia Carioca”, parabenizou a arquiteta.
 
Representando os arquitetos e urbanistas da Prefeitura, do Comitê Olímpico Brasileiro e dos escritórios de arquitetura, Roberto Ainbinder, Cecília Limeira Mattos e João Pedro Backheuser, respectivamente, parabenizaram o IAB e o IAB-RJ pela iniciativa, falaram sobre os desafios enfrentados e destacaram o esforço do arquiteto que, no seu dia a dia, trabalham para a construção de uma cidade mais democrática.

O presidente do IAB, arquiteto Sérgio Magalhães, agradeceu ao cenógrafo Abel Gomes e aos “Arquitetos Olímpicos” pelo inestimável valor de suas colaborações para a cultura brasileira e para a arquitetura, em particular. Disse que o IAB ao se associar às homenagens propostas pelo IAB-RJ pretendia, justamente, trazer o reconhecimento de todos à qualidade alcançada e manifestar a convicção dos arquitetos brasileiros de que a contribuição do pensamento artístico e da ação profissional são fundamentais para o desenvolvimento nacional, como se evidenciou nos Jogos.

“Se todos estávamos preocupados antes do início da Olimpíada, quando vimos a espetacular abertura, comandada por Abel e integrada por grandes artistas, toda a ansiedade se dissipou, com a certeza de que tudo correria bem, o que se comprovou com o alto desempenho dos projetos e das obras conduzidas por nossos colegas, os “arquitetos olímpicos”, disse Magalhães.
 
Premiações IAB-RJ
 
Lançada no dia 7 de novembro, a 54ª Premiação Anual do IAB-RJ teve 28 projetos inscritos. Os trabalhos foram avaliados pelos arquitetos Antônio Paulo Cordeiro, Eduardo Horta e Pedro Évora. Na categoria Arquitetura de Edificações, a Comissão Julgadora concedeu prêmio ao Centro de referência do artesanato brasileiro. Assinado pelos arquitetos Lucas Franco, Luiz Franco, Carlos Fernando Andrade e Manuel Vieira, o projeto se apresenta como um “contributo às construções da Praça Tiradentes e apresenta uma interessante circulação e uma notável restauração das suas fachadas”, destacou o júri.
 
Clique aqui para baixar a Ata do Júri da 54ª Premiação Anual IAB-RJ 2016
Clique aqui para baixar a Ata do 33º Prêmio Arquiteto do Amanhã
 
O Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro, cujos autores são Maria Helena Röhe Salomon, Carlos Eduardo Dias Comas, Claudia Brack, Claudia Carvalho, Farès el-Dahdah, Gustavo Rocha-Peixoto, Marcos Moraes de Sá e MV Serra, foi o vencedor na categoria Produção Teórica e ganhou também o Prêmio Especial.
 
A Comissão Julgadora concedeu ainda Menção Honrosa ao projeto Banco da Banca, da equipe formada por Marcos Favero, Luciano Alvares e Raul Correa Smith. O júri destacou o trabalho pela criatividade na identificação do problema, solução técnica e resultado formal do mobiliário urbano. Não foram registrados prêmios e menções na categoria Urbanismo e Paisagismo. “É importante registrar que a ausência de projetos públicos de abrangência urbanística, sob a forma de concursos públicos, parece afetar profundamente a produção relativa à categoria”, afirmaram os jurados.

O 33º Prêmio Arquiteto do Amanhã, exclusivo aos arquitetos recém-formados e aos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Universidades e Faculdades do estado do Rio de Janeiro, foi destinado a dois projetos e cinco menções honrosas. Os vencedores foram:
 
Operação Urbana Estação Gramacho, de Jonas Abreu da Silva, aluno da UFRJ e orientando de Pablo Cesar Benetti, e Manguinhos submerso – Operação Urbana, de Adara Nataly Loureiro Duarte e Mateus Rosa, alunos da PUC-Rio e orientandos dos professores Duarte Vaz e Vinicius Mattos.

As menções honrosas foram entregues aos trabalhos Lapa Inc: Incubadora criativa, de Marcelle Simões Luz (UFRJ); Escola Livre, de David da S. Oliveira (Santa Úrsula); Centro de Cultura Judaica, de Karina Cymbal (PUC-Rio); Ocupação de vazios urbanos, de Natalia Gonzaga da Silva (Santa Úrsula); e [Re]Pensar a cidade – Plano estratégico habitacional para o centro comercial de Resende, de Fernanda Sarkis (PUC-Rio).

Arquitetos Olímpicos homenageados:
ALBERTO CAVALIERI MACHADO
ALEXANDRE LUIZ XAVIER FLORES
ALINE ROMEU XAVIER
ALINE SOARES CORDEIRO CANTO
ANA CARLA BADARÓ MOREIRA PRADO
ANA LUCIA MONCORVO DE MATTOS
ANA LUISA RAMOS TORRES FEVEREIRO
ANA PAULA FRANCA DE BARROS ZALIS
ANA PAULA MARTINS QUINTÃO
ANDRE LUIS GOMES PINTO PEIXOTO
ANDRE LUIZ MEUSER ZAMBELLI
ANDREA DE ALMEIDA REGO
ANDREA MARTINS 
ANGELA MARIA BARBEDO BETEILLE
ANTONIO CASSIANO DA SILVA DE SOUZA
ANTONIO LUIZ BARBOZA CORREIA
ARNALDO DE MAGALHAES LYRIO FILHO
ARTUR JOSÉ FERREIRA ARAÚJO 
AUGUSTO IVAN DE FREITAS PINHEIRO
CARLA DOMINGUEZ ALONSO CABRAL
CARLA NETTO MERIANO
CARLOS HENRIQUE MOYNA
CAROLINA CALVENTE
CÁTIA CRISTINA DE OLIVEIRA CASTRO
CATIA REGINA OURO
CHRISTIANO LIMA MACHADO
CHRISTINA MARIA TAVARES G GRAEL SILVEIRA
CLARISSA SAPORI AVELAR
CLAUDIA ANTUNES SECIN
CLAUDIA BAPTISTA DE SOUZA
CLAUDIA BRACK DUARTE
CLAUDIA DE FREITAS ESCARLATE
CLAUDIA GRANGEIRO DA SILVA CASTRO
CLAUDIA MONTEIRO TAVARES
CLAUDIA MURICY
CRISTINA RODRIGUES BORGES MONTEIRO
DANIEL ARAUJO VAHIA DE ABREU
DEBORA DINIZ DO NASCIMENTO
DENISE DE SOUZA SLUTZKY
DILENE MOSQUEIRA BASTOS DA ROCHA LEAL 
EDUARDO LOBO MAZZI
ELIANA ALVES RODRIGUES
ELIZIARIO TAVARES DE VASCONCELOS
ENEIAS PALMA DA SILVA
ESTELA REGINA HESSEL FONTENELLE
ETIENE ORNELAS MOTA
FABIANA MONTEIRO MORGADO
FABRICIA VITOVSKY GUIMARÃES
FATIMA REGINA CARVALHEIRA GONÇALVES LINHARES
FELIPE CRISTIANO REIGADA
FLAVIO JACOMO DOS SANTOS RIBEIRO
GABRIELLA SAVINE ZUBELLI
GLORIA DENISE DE MENEZES TORRES
HAMILTON MARIA GUEDES JUNIOR
HELDER MAGALHÃES VIANA
HELENA DE ALMEIDA REGO
HELIETE COSTA SOARES
HENRIQUE COSTA FONSECA
HENRIQUE MAKKET DE LIMA FEITOSA
INÊS TENÓRIO RIBEIRO
ISIS DOMINGUES CLARO
IVANA GOMES DE EMERY 
JAIME WALLACY CHAGAS SILVA
JOAQUIM DINIS AMORIM DOS SANTOS
JORGE LUIZ PEREIRA
JORGE PINHEIRO JUNIOR
JOSE TOMAZ DE BRITO RIBEIRO
JULIANA MARIA JABOR GARCIA SANTOS
LARYSSA ANTUNES E MONTEIRO PEREIRA
LAURA DI BLASI
LETICIA NOBREGA FONTI
LÍVIA FERREIRA DO AMARAL FIGUEIREDO 
LOURDES CAMPELLO CODECEIRA LOPES
LUCIA HELENA QUADRA HEIZER
LUCIA HELENA QUADRA HEIZER
LUCIA REGINA MAIA DA SILVA
LUCIANE CARVALHO CALEIA
LUCIANE MOUTINHO COELHO
LUIZ CLÁUDIO DA SILVA VIDAL
LUIZ EDUARDO PIZZOTTI FERNANDES
LUIZ PAULO LEAL DE OLIVEIRA
MANUEL AFONSO RODRIGUES 
MARCELLO MARINHO BERENGER VIANNA
MARCELO  LARANJEIRAS DE OLIVEIRA
MARCELO FANTEZZA
MARCELO PEREIRA DE QUADROS
MARCIA NAZARETH DE MORAES MACHADO
MARCIA QUEIROZ BASTOS
MÁRCIO MENEZES LOPES
MARCOS DE OLIVEIRA COUTO
MARIA CRISTINA MEIRA AULER
MARIA DEL PILAR PROA
MARIA FERNANDA CEBRIAN​
MARIA LEA RUSSO
MARIA MADALENA SAINT MARTIN DE ASTÁCIO
MARIA TERESA DI GIUSEPPE CARLUCCIO
MARIANA BARROSO FERREIRA
MARIANA GROSS
MARIANA SOUZA PIRES DE AMORIM
MARIZE DA SILVA QUEIROZ RIBEIRO
MARTHA URQUIZA ALLEMAND 
MAURICIO PEDREIRA FERREIRA
MAURO CESAR VIEIRA ALMADA
MIRIAM GABRIELA CONTAGE GLEITZMANN
MOEMA PINEL PINHEIRO
MONICA DI MAS I
MONIQUE ARRAIS
NATALIA TADROS BARROSO
NEY GUILHERME DE ALMEIDA VIDAL
PAULA MERLINO MACHADO
PAULA SCALCO BRUM
PAULO CESAR DA SILVA
PAULO SERGIO DE ALMEIDA CAMPOS
PEDRO PAULO LIMA PEREIRA
PEDRO RATTES PASCOLI
RAFAELA DIAS ROMERO
REGINA FATIMA DE FARIA CUNHA
REGINA MARIA CASTANHEIRA MADEIRA
REGINA RAMOS DE CARVALHO
RENATA MACIEL JARDIM
RENATO CELSO DANTAS NETO
RENATO LUIZ DA CONCEIÇÃO
RICARDO GABRIEL SALDANHA GARIN
ROBERTO AINBINDER
ROBERTO MACEDO GOULART
RODRIGO MOLINARI
SANDRA REGINA SANCHOTENE SERRATINE
SERGIO LUÍS MACHADO SOARES
SHEILA CASTRO TEIXEIRA DA SILVA
SILVIA D ANDREA ARAUJO
SIMONE COSTA
SOLANGE CINTRA MARTIRES
TATIANA CARRER
THAIS GRACHTEN LEITAO
VANESSA AMEIXOEIRA GALDINO DE SEIXAS
VERONICA DE LIMA CAMISAO COSTA
VIRGINIA MARIA SALERNO SOARES
WASHINGTON GONÇALVES FILHO
WASHINGTON MENEZES FAJARDO
RODRIGO RINALDI DE MATTOS
STELLA SPAGOLLA HERMIDA MARTIN
GUILHERME RENE MAIA
JOÃO PEDRO BACKHEUSER
CELSO HUGO GIRAFA
GUILHERME RENE MAIA
GILSON RAMOS SANTOS
GERALDO DE OLIVEIRA LOPES
JOSÉ RAYMUNDO FERREIRA GOMES
CELSO HUGO GIRAFA
ADRIANA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO
ROBERTO CLAUDIO DOS SANTOS AFLALO FILHO
JOAQUIM ANDRADE NETO
ADRIANA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO
DIOGO PEREIRA NUNES TADDEI
PETAR VRCIBRADIC
HECTOR ERNESTO VIGLIECCA GANI
LUCIENE QUEL
ELAINE PEREIRA DA SILVA
FERNANDA GOMES TROTTI
KELLY CRISTINA COGUETTO BOZZATO
RAFAEL EUCLIDES MELO ALCANTARA
RONALDO WERNER FIEDLER

(Crédito: Fernando Alvim)

Assista o vídeo

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post