Especialistas propõem pensar Teresina como um Projeto de Cultura | IAB Brasil

Especialistas propõem pensar Teresina como um Projeto de Cultura

Autor: Assessoria de Imprensa - Teresina Sustentável 2014 Data: 24/11/2014

Departamento: IAB PI

A maior parte das cidades brasileiras vive, atualmente, uma indefinição identitária, não havendo a valorização do seu passado, muito menos a preservação de seus espaços naturais, que dão lugar ao crescimento desordenado dos ambientes, que na maioria das vezes reúnem sérios problemas de mobilidade urbana. Diante desse impasse, há alguns anos, especialistas de renome nacional e internacional reúnem-se para discutir soluções sustentáveis para o crescimento de Teresina, por meio da realização do evento Teresina Sustentável, que este ano tem como foco pensar a capital piauiense como um Projeto de Cultura.

O último workshop deste ano acontecerá no dia 27 de novembro, a partir das 8h30, no Metropolitan Hotel. Na oportunidade, grupos de trabalho apresentarão soluções sustentáveis para o melhor desenvolvimento da mobilidade urbana de Teresina, em especial no Centro da cidade, onde os problemas de trânsito são mais graves. As propostas estão divididas em: Mobilidade Urbana, Moradia no Centro, Corredor Cultural e Economia Criativa. A metodologia de trabalho consistiu numa pesquisa de campo, em conjunto com a observação não participante, além de levantamento fotográfico de ruas, construções, entre outros espaços localizados no Centro da capital.

De acordo com Ana Regina Rêgo, pesquisadora com doutorado em Comunicação focado em Políticas Culturais e uma das coordenadoras dos grupos de trabalho do evento, o campo cultural deve ser protagonista no processo de desenvolvimento das cidades, que necessita de equipamentos culturais, tais como teatros e outros espaços de fomento à convivência coletiva e artística. As soluções que serão propostas durante o evento também buscam um entendimento viável de curto e médio prazo para tornar o Centro de Teresina mais agradável para a população que transita diariamente por suas ruas.

“O projeto de cultura de uma cidade não pode ser pensado apenas pelo poder público, mas sim ser um sonho coletivo, de todos que habitam a cidade. Trata-se de propor e de realizar ações que estejam ao nosso alcance para melhorar a convivência com o clima, a convivência no trânsito, a economia de água e de energia, a coleta de lixo, além da conservação dos espaços públicos. Nesse contexto, a instalação de equipamentos culturais são essenciais quando se consegue enxergar a importância da cultura para a identidade de um povo e para seu desenvolvimento frente aos outros”, ressalta Ana Regina Rêgo.

O Teresina Sustentável 2014 – Ação Centro é voltado para artistas, empreendedores culturais, profissionais e estudantes de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, bem como todos aqueles que entendem a importância da cultura no desenvolvimento de uma sociedade. O evento é uma iniciativa do Instituto de Comunicação e Cultura (ICC), Departamento Piauí do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-PI) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PI). As inscrições estão abertas, são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Mais informações no blog do evento http://teresinasustentavel2011.blogspot.com.br/

Post sem comentários! Comentar o post