Especialistas apontam estratégias de sustentabilidade em projetos arquitetônicos e construções

Data: 16/04/2014

Departamento: IAB CE

Métodos e ações para adoção de construções mais sustentáveis estão entre os destaques do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA). Eles serão abordados em palestras e minicursos dentro da programação, que acontece de 22 a 25 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

No minicurso “Simulador Eficiência Energética em Edificações - S3E”, o engenheiro Gabriel Iwamoto apresenta o dispositivo disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente que aponta o grau de eficiência energética das construções. Através de uma ferramenta online que processa dados fornecidos pelos usuários, o sistema calcula gratuitamente os níveis energéticos ideais para prédios comerciais e públicos. O minicurso será nos dias 24 e 25/04, das 12h às 14h, sala 02.

“O sistema só pede três informações: título da simulação, uso típico e a cidade da edificação. Dependendo da cidade apontada, ele (sistema) vai buscar todas as informações climáticas, chuvas, radiação. Mas é ‘uso típico’ do prédio quem faz a ‘mágica’. Quando se escolhe um estabelecimento de escritório, por exemplo, já existe um perfil que identifica horário de funcionamento, ocupação, iluminação. Ao todo, são 13 modelos de edificações” explica.

Outra abordagem na qual Iwamoto participa é a palestra sobre a base de dados “ProjetEEE”, junto da arquiteta Alexandra Marciel, na qual apresentam outro sistema online. Ele enumera opções de eficiência energética e sustentabilidade em projetos arquitetônicos e urbanísticos, numa abordagem considerada por Gabriel “didática”. A palestra acontece no dia 24/04, às 16h45, sala 02.

“Se eu entro em Fortaleza, por exemplo, a ferramenta mostra como utilizar a ventilação natural e melhorar o conforto da construção. Há dias em que a temperatura está em trinta graus, mas através de escolhas no meu projeto, consigo baixar para vinte e cinco graus, sem usar ar condicionado. Posso experimentar ventilações cruzadas, explorar outros tipos de montagem das janelas”, explica.

“Muitas vezes, um arquiteto só vai lidar com questões de conforto e eficiência num estágio mais avançado do projeto. Mas com isso, mesmo sem ter conhecimentos avançados em climatologias, é possível entender isso de forma didática”.

INBEC PROMOVERÁ MINICURSOS SOBRE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

O Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) promoverá o minicurso “Arquitetura Sustentável”, através do engenheiro Márcio Rios e da arquiteta Kathia Román. No primeiro dia, 24/04, de 12h às 14, o tema será “Edifícios em processo de certificação”. Já no dia 25/04, a dupla ministra o módulo “Tecnologias e materiais a serem utilizados em edificações sustentáveis”. “Muita gente não sabe, mas o mercado está preparado para trabalhar a sustentabilidade. Existem fornecedores de materiais sustentáveis para serem usados nos projetos”, acrescenta.

GRUPO DE COMUNICAÇÃO “O POVO” FARÁ COBERTURA DO XXCBA

O Grupo de Comunicação O Povo, um dos maiores do Nordeste, fará cobertura jornalística do XX CBA. Estão confirmadas gravações de programas de rádio e TV, de dentro do do evento, além da cobertura impressa. O grupo está entre os parceiros do Congresso. No último sábado, dia 12/04, uma página temátima (anexa) no caderno de opinião elencou artigos opinativos de três conferencistas. Entre eles, o presidente da Comissão Organizadora do XX CBA, Odilo Filho; o urbanista e especialista em assuntos cicloviários Ricardo Correa e doutora em arquitetura Elisabete França.  

Fonte: IAB/CE

Post sem comentários! Comentar o post