Entidades internacionais de arquitetura enviam ao IAB notas de pesar e repúdio do IAB pelo homicídio de Marielle Franco (RJ).

Data: 19/03/2018

Departamento: Nacional

Entidades internacionais representativas ligadas à arquitetura enviam ao Instituto de Arquitetos do Brasil suas condolências e notas de repúdio ao assassinato que vitimou a Vereadora, socióloga e ativista pelos direitos humanos Marielle Franco, na última quarta-feira, 14/03 no Rio de Janeiro. As declarações solidarizam-se à última manifestação do IAB, que expressou extremo pesar e indignação sobre o infeliz ocorrido, em nota publicada no dia 15/03. (Leia a nota de pesar e indignação do Instituto de Arquitetos do Brasil: http://www.iab.org.br/noticias/nota-de-pesar-e-indignacao)

A Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) enviou nota ao IAB expressando repúdio pelo ato de violência que retirou a vida da Vereadora e socióloga Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes. Para a entidade o assassinato não só deixa sem vida uma "mulher negra da favela" como ela expressava com orgulho, como foi fundamentalmente um ato que cala as vozes que falam por todos que não podem se fazer ouvir. Foi, para a Federação, um grave ataque a quem enfrenta todo processo de discriminação social, cultural, econômica e urbano-espacial e, portanto, àqueles que promovem o desenvolvimento de sociedades e cidades mais igualitárias para todos os seus habitantes.

Outra organização, o Colégio de Arquitetos do Equador Provincial de Pichincha (CAE) enviou ao IAB uma carta de condolências pelo homicídio de Marielle Franco. Transmitindo os sentimentos de estupor e indignação, a entidade classificou o acontecimento como um ato de barbárie política, que cortou bruscamente a voz da Vereadora. O Colégio de Arquitetos de Pichincha declara se unir ao povo brasileiro para expressar as mais profundas condolências pela perda de Marielle que, para a entidade, foi uma mulher lutadora e incansável na busca da igualdade, que não lhe foi possível devido ao ataque vil que sofreu.

Veja na galeria as imagens das cartas enviadas ao IAB.

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post