Comissão de arquitetos do IAB-CE divulga Parecer Técnico sobre o binário na aldeota

Autor: IAB-CE Data: 24/04/2014

Departamento: IAB CE

O Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB-CE apresentará amanhã, dia 25/04, às 11h, em coletiva de imprensa, documento constando de Parecer Técnico, com posicionamentos acerca do projeto de implantação de um binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, bem como intervenções na Praça Portugal, previsto pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), atualmente executado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O anúncio acontece por ocasião do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, também realizado pelo IAB-CE, que está sendo sediado no Centro de Eventos do Ceará.
 
O estudo foi elaborado pela entidade após a divulgação oficial da proposta desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza, no dia 07 de março de 2014, e seguidos debates na imprensa e na sociedade sobre a qualidade do que estava sendo proposto e os critérios utilizados. Diante disto, vale ressaltar que o anúncio das intervenções previstas no PAITT veio acompanhado da notícia de que as obras se iniciariam de imediato, o que permite deduzir que a gestão estava tratando, em princípio, as definições do PAITT como definitivas e aprovadas.
 
Buscando sempre contribuir com o debate das políticas urbanas no Estado, o IAB-CE vem, desde a referida data da apresentação, discutindo em sua diretoria questões pertinentes às intervenções que lhe foram colocadas. O conteúdo da carta resulta de pesquisas e reflexões acerca do assunto.
 
Quem apresentará será o presidente da entidade, Custódio Santos, acompanhado pelo vice-presidente Rodrigo Ponce de Leon; secretário geral adjunto, arquiteto José Otávio Santos de Almeida Braga; diretor administrativo e financeiro, Odilo Almeida, que também é o presidente da comissão organizadora do XX CBA; Fabrício Porto Cavalcanti, diretor administrativo e financeiro; diretor de Política Urbana, Augusto César Chagas Paiva e, finalmente, diretor de Política Cultural, Damião Lopes de Sousa.
 
O estudo
O documento do IAB-CE levanta as questões que antecedem o problema e apontam os desdobramentos da proposta da Prefeitura. O relatório do estudo apresenta questões como o impacto da criação de um corredor preferencial e o aumento da circulação de linhas de ônibus sobre o comércio da Avenida Dom Luís, o aumento do fluxo de veículos nas vias perpendiculares de início e fim do binário a integração entre a Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) e o binário.
 
Ainda dentro das proposituras acima o documento questiona como será a mobilidade urbana tendo em vista a necessária reformulação do sistema viário, do atual sistema de transporte coletivo e da integração intermodal (metrô, ônibus, VLT e transportes alternativos), dentre outras políticas públicas urbanas que estão sendo tratadas de forma imediata e desassociadas de um plano orientador maior, que ainda está em construção.
 
Espaço Público e Mobilidade
Reunindo mais de 80 personalidades da arquitetura e urbanismo com destaque internacional, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos vem abordando a temática da mobilidade urbana e dos transportes em sua programação, através de palestras, especialmente, no grupo temático “Espaço Público e Mobilidade”.
 
Pelo grupo, já passaram nomes como o arquiteto cearense Fausto Nilo; o arquiteto colombiano Carlos Medellin; arquiteto Zeca Brandão, que foi Secretário Executivo de Operações Urbanas de Pernambuco; Rodrigo Prada, representante do Sindicato da Arquitetura e Engenharia (SINAENCO), com palestra sobre “A arquitetura e a Copa 2014” e outros.
 
Nesta sexta-feira (25), ainda enriquecem o debate os arquitetos especialistas em urbanismo e mobilidade Ricardo Correia (SP), Alexandre Delijaikov (SP) e Joze Cândido (RJ). Na mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana”, haverá três especialistas conceituando instrumentos capazes de melhorar a mobilidade, entre os quais, estarão André Dantas, diretor técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU); Edilson Aragão, diretor de desenvolvimento tecnológico do Metrô de Fortaleza - METROFOR e a arquiteta Mirna Cortopassi, presidente de empresas de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Inteligência Geográfica.
 
Serviço
O que: Divulgação do Parecer Técnico do IAB-CE
Quando: Amanhã, dia 25 de abril, às 11 horas
Onde: Centro de Eventos do Ceará, ala leste, Salão Icapuí (ao lado da feira de produtos e serviços do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos).
 Informações: www.xxcba.com.br

(Imagem: proposta de transformação da Praça Portugal)

Post sem comentários! Comentar o post