Colaborador de Lina Bo Bardi e de Oscar Niemeyer é um dos participantes do XX CBA

Autor: Com informações da Ascom do XX CBA Data: 18/02/2014

Departamento: IAB CE

O arquiteto Marcelo Carvalho Ferraz é um dos palestrantes do grupo temático “Patrimônio Natural e Construído”, do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), que acontece no dia 24 de abril, das 14h às 16h30min, na sala 7 do Centro de Eventos do Ceará. A atividade também vai contar com as participações dos arquitetos Fernando Diniz e Nadia Somekh. A mediação será do vice-presidente extraordinário do IAB, Nivaldo Andrade.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Ferraz foi colaborador de Lina Bo Bardi de 1977 a 1992, participando de todos os seus projetos no período, com destaque para o SESC Pompéia. Foi também colaborador de Oscar Niemeyer em 2002. Dirigiu o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi de 1992 a 2001 e o Programa Monumenta – Ministério da Cultura (para recuperação das cidades históricas), entre 2003 e 2004.

Marcelo Ferraz é sócio fundador do escritório Brasil Arquitetura (1979), com projetos premiados no Brasil e no exterior. Entre eles o Bairro Amarelo, em Berlim, o Museu Rodin Bahia em Salvador, o Museu do Pão, em Ilópolis (RS), a Villa Isabella, em Helsinque (Finlândia), e a Praça das Artes, São Paulo – Prêmio APCA 2013 e Icon Awards como Edifício do Ano 2013. É Sócio fundador da Marcenaria Barauna, onde projeta e produz móveis de madeira desde 1986. Lecionou na Washington University in Saint Louis, USA, em 2006, como professor convidado. É professor da Escola da Cidade, em São Paulo. Apresentou exposição de projetos selecionados no Tokio Art Museum, 2008, Museo Andersen, Roma, 2009, Settimo Torinese, e Espaço Callot, ENSA Paris-Malaquais, em 2010.

Publicou em 1992 o livro Arquitetura Rural na Serra da Mantiqueira, em 2005, o livro Brasil Arquitetura – Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, e em 2011, o livro Arquitetura Conversável, uma coletânea de artigos e entrevistas.

Para saber mais informações sobre Marcelo Ferraz, acesse o site: www.brasilarquitetura.com/marcelo_ferraz.php

Acesse também o site do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos: http://www.xxcba.com.br/

Post sem comentários! Comentar o post