Codhab-DF lança revista eletrônica sobre concursos públicos

Data: 29/09/2016

Departamento: Nacional

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Fedederal (Codhab-DF) lançou, na sexta-feira-feira, 23 de setembro, revista eletrônica sobre concursos públicos para contratação de projetos. Para o presidente do Codhab-DF, Gilson Paranhos, a modalidade de concurso para a contratação de projetos garante ao processo mais lisura, segurança e até possível economia.
 
Clique aqui para acessar a revista Concursos Públicos de Projetos
 
A ideia da revista é que ela sirva não apenas como ferramenta de transparência, já que apresenta informações sobre todos os concursos da companhia, mas oriente também outros gestores públicos interessados em usar o método.
 
“A publicação relata a experiência da Codhab, exitosa em todo o mundo, mas ainda nova para o Brasil. Queremos que outros órgãos públicos do país entendam e utilizem esses conhecimentos”, resume Gilson Paranhos, ao relatar que já foi chamado para levar os feitos da companhia a estados como Pará, Paraíba e Pernambuco.
 
A promoção de concursos públicos de projetos é uma recomendação da União Internacional dos Arquitetos (UIA), órgão consultivo órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído. “A 20ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, realizada em Paris, em 1978, recomendou a todos os países membros que adotassem o concurso como forma de licitação para a contratação de projetos de arquitetura e urbanismo. O Brasil é signatário desse documento”, explicou o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.
 
A organização e divulgação de concursos é, inclusive, uma das finalidades estatutária do IAB, que desde sua fundação, em janeiro de 1921, organizou com sucesso inúmeros concursos de arquitetura e urbanismo. Destacam-se: Plano Piloto de Brasília, Estádio do Maracanã, Aeroporto Santos Dumont, Pavilhões do Brasil nas Exposições Internacionais de Nova York, Bruxelas e Osaka, Teatro Castro Alves (Salvador), Biblioteca Pública do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Estação Antártica Comandante Ferraz, Sede do Sebrae (Brasília), entre outros. 

Post sem comentários! Comentar o post