Carta aberta do IAB e CAU é entregue a candidatos

Data: 23/08/2018

Departamento: Nacional

A carta aberta “Nossas cidades pedem socorro!”, elaborada pelos Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR, já começou a ser entregue aos candidatos à presidência em 2018. No dia 17 de agosto, o presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil Nivaldo Andrade apresentou a carta com as 53 diretrizes à Lisane Bufquin, assessora na elaboração do plano de governo do candidato à Presidência da República pelo Podemos, Álvaro Dias. Hoje, Pedro Rossi, Presidente do IAB/PB e coordenador adjunto da Comissão Ordinária de Política Urbana e Habitação Social do IAB entregou o documento a Fernando Haddad, candidato a vice na chapa presidencial encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A entrega da carta a Haddad aconteceu durante um ato sobre educação, realizado em João Pessoa (PB). O petista assinou o documento, subscrevendo as propostas para um Planejamento Urbano Solidário e Inclusivo que seja o vetor da democracia no Brasil.

Já a Lisane Bufquin recebeu o documento e afirmou que o candidato Álvaro Dias se manifestará sobre as propostas contidas na carta. Na oportunidade, Nivaldo Andrade explicou que o objetivo do IAB e CAU/BR com a ação “é mostrar a todos os candidatos a importância da definição de políticas públicas que considerem os três pilares propostos para o planejamento urbano: Projeto nacional baseado na territorialização das políticas públicas; Governança urbana inovadora; e Democratização da gestão dos territórios”.

Durante a conversa com Fernando Haddad, Pedro Rossi destacou as características do planejamento urbano solidário. “Nossa ideia é mostrar a possibilidade de criação de um plano nacional de desenvolvimento social e econômico que atrelasse a ocupação do território nacional à economia, combinado com a descentralização das definições das políticas regionais e locais e uma maior participação popular nas discussões quem afetam a vida urbana”, declarou Pedro.

A carta aberta “Nossas cidades pedem socorro!” é resultado do “Seminário Nacional de Política Urbana: por cidades humanas, justas e sustentáveis” promovido pelas duas entidades nos dias 3 e 4 de julho, em São Paulo.

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post