Carlos Osório vai ao IAB-RJ e troca ideias com arquitetos

Data: 21/09/2016

Departamento: IAB RJ

O candidato a prefeito do Rio de Janeiro Carlos Osório (PSDB) foi sabatinado por arquitetos e urbanistas na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, na terça-feira, 20 de setembro. O político defendeu que a capital carioca precisa entrar no século 21, e o caminho é investir no planejamento da cidade.
 
Segundo Carlos Osório, a Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio virou um grande cartório. “Perdemos a capacidade de planejar e olhar a cidade para frente. Esse é um tema que nos preocupa muito. O processo de licenciamento de qualquer obra no Rio é jurássico”, afirmou. O candidato do PSDB criticou também a perda da capacidade de planejamento da capital carioca: “A administração do Eduardo Paes atropelou muita coisa.”
 
O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, falou ao Osório sobre a importância da territorialização das políticas. “A gestão do território é um fator importante para a distribuição de renda na cidade e que poucos políticos entendem. Observamos uma naturalização das cidades brasileira profundamente injusta. A gente tem cobrado que os políticos se comprometam com outro modelo de cidade, que não é esse que vem se reproduzindo”, disse Pedro da Luz antes de entregar os documentos “Compromisso pela qualidade das obras e transparência nos gastos públicos”, do IAB, e “Direito a um Rio de Janeiro democrático e sustentável”, do IAB-RJ.
 
A vice-presidente do IAB-RJ Cêça Guimaraens aproveitou a oportunidade para perguntar ao Carlos Osório sobre o programa Morar Carioca, enquanto o arquiteto Antônio Paulo questionou como o candidato vai agir para acabar com a degradação do espaço público do Rio.
 
Para o candidato, o Morar Carioca foi uma grande decepção. “A maneira como foi construído foi legal. A Secretaria Municipal de Habitação teve um direcionamento errático, e o prefeito não teve o cuidado de dar a importância que o programa merecia”, avaliou Osório. Ao responder o arquiteto Antônio Paulo, Osório afirmou que, se eleito, só vai fazer obra com projeto completo e que esteja dentro da ambiência urbana da cidade.
 
Carlos Osório foi o segundo candidato a participar dos debates do IAB-RJ. No dia 28 de setembro, às 19h, será a vez do Indio da Costa (PSD). Todos os candidatos a prefeito do Rio foram convidados. Àqueles que não puderem participar, o instituto enviará os documentos compromissos para que tomem ciência e possam subscrevê-los.

Post sem comentários! Comentar o post