ArquiMemória ocorrerá em série de edifícios históricos

Autor: IAB-BA Data: 01/08/2017

Departamento: IAB BA

A quinta edição do Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado – ArquiMemória 5, que será realizado entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro deste ano, ocorrerá em uma série de edifícios históricos localizados no Campo Grande (Praça Dois de Julho) e arredores, em Salvador.
 
Em dois dias, a programação do evento acontecerá na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA): a abertura, no dia 27 de novembro, e a jornada especial dedicada aos 80 anos do IPHAN e aos 50 anos do TCA, que foi reconhecido em 2014 como patrimônio nacional. O TCA foi projetado pelo arquiteto José Bina Fonyat Filho em 1956 e inaugurado em 1967.
 
As atividades dos dias 28 e 29 de novembro e 01 de dezembro serão divididas entre diversos edifícios históricos, como o Palácio da Reitoria da UFBA, a Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Sheraton Hotel da Bahia, hotel oficial do evento, dentre outros.
 
Projetado pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza e inaugurado em 1952, o Palácio da Reitoria da UFBA incorporou um conjunto de azulejos do século XIX que pertenciam ao antigo Solar Aguiar e que foram tombados pelo IPHAN em 1958. O Salão Nobre da Reitoria receberá palestras e mesas redondas com especialistas de todo o Brasil e de outros países.
 
A Reitoria do IFBA, na antiga sede do Colégio Maristas, também abrigará uma série de atividades ligadas ao evento. Este conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (IPAC) em 2009.
 
O Sheraton Hotel da Bahia é o hotel oficial do evento. O Hotel da Bahia foi construído entre 1947 e 1951, a partir de projeto dos arquitetos Diógenes Rebouças e Paulo Antunes Ribeiro, e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) em 2010, após passar por intervenção conduzida por Rebouças nos anos 1980. Em 2013, após três anos fechado, o hotel foi reinaugurado como Sheraton Hotel da Bahia. Além do mural “Festas Regionais” (1951), de Genaro de Carvalho, localizado no restaurante Genaro, obra-prima das artes plásticas modernas baianas e também tombado pelo IPAC, o Sheraton Hotel da Bahia abriga diversas obras de artistas baianos da importância de Carybé. Várias das atividades do ArquiMemória 5 acontecerão nos salões do Sheraton Hotel da Bahia, sob as bençãos de Carybé e Genaro!

Galeria de imagens:
1 - Teatro Castro Alves
2 - Palácio da Reitoria da UFBA
3 - Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA)
4 - Sheraton Hotel da Bahia

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post