20º CBA recebe primeira conferência do CAU/BR

Autor: Ascom XX CBA Data: 22/02/2014

Departamento: IAB CE

O XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA) receberá, em sua programação, a primeira conferência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O Congresso, que tem realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), se realizará de 22 a 24 de abril, em Fortaleza. Foi escolhido para a ocasião como ponto de intercessão entre estudantes, profissionais liberais e demais entidades da arquitetura e urbanismo brasileiros, para dialogar sobre os rumos e desafios das representações.

O nascimento do CAU/BR – datado de dezembro de 2010 – representa um marco histórico, não só para quem desenha, mas também para quem habita as cidades. Fruto de mais de 50 anos de luta dos arquitetos organizados, o Conselho foi criado para regulamentar o exercício da arquitetura e urbanismo no Brasil, a fim de ordenar e orientar a ocupação do espaço urbano. Com a lei n. 12.378, nasceu o maior conselho de arquitetos do ocidente, hoje com mais de 106mil profissionais.

Conforme o presidente do CAU/BR, arquiteto Haroldo Pinheiro, a primeira conferência parte do “objetivo de construir um canal de diálogo entre o conselho, os arquitetos e em especial a sociedade em geral”. “Daí o tema ‘Arquitetura e Urbanismo para Todos’”, complementa.
 
Em diferentes grupos, os conselheiros de todas as federações deverão tratar de ética profissional e cidadania; políticas públicas e inclusão social; formação, exercício e compromisso social; assim como discutirão a relação do CAU com a sociedade civil.
 
Ação política
 
Enquanto potência econômica, o Brasil passa por momento auspicioso. Com uma população predominantemente urbana, chegou à sexta posição como economia mundial e ao quinto lugar em investimentos em infraestrutura. Contudo, contraditoriamente, ainda é lugar de desigualdades entre regiões e classes sociais. Ao mesmo tempo, palco de fortes demandas por serviços urbanos, reclamadas pelas vozes dos movimentos sociais que, recentemente, ocuparam as ruas de todo o País.
 
Nesse contexto, estão inseridos os arquitetos e urbanistas brasileiros, profissionais cuja função social está diretamente ligada à qualidade da vida nas cidades.
 
Por isso, o momento também é oportuno para traçar diretrizes de ação política entre os arquitetos brasileiros. “A programação do XX CBA inclui representantes da sociedade, cujas contribuições permitirão a elaboração de propostas de políticas públicas e de novas abordagens para o setor privado e para os profissionais que atuam na construção do habitat. O conjunto final é o que norteará as ações do CAU/BR”, acrescenta Pinheiro.
 
 
Homenageado
 
Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB, desde 1945, o Congresso terá como tema “Identidade e diversidade profissional”, e homenageará um ícone da arquitetura brasileira e mundial, o célebre arquiteto carioca Oscar Niemeyer.
 
Na programação, seis grupos temáticos serão explorados durante os três dias, além de cerca de dez temas livres. Ministrando palestra, o evento reunirá mais de 50 personalidades da arquitetura local, nacional e mundial, bem como representantes de Estado e outras figuras expoentes da área.
 
Serviço:
XX Congresso Brasileiro de Arquitetos
Quando: De 22 a 25 de abril de 2014
Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE).
Inscrições: Preços especiais para estudantes, sócios do IAB e profissionais. Podem ser efetuadas individualmente ou em grupo, antecipadas (pelo site) ou realizadas no dia do evento, conforme preços pré-estabelecidos.
Informações: Preços, programação, feira e palestrantes convidados no site www.xxcba.com.br
Dúvidas: contato@xxcba.com.br

Post sem comentários! Comentar o post