O LEGADO DO IAB

“A difícil Arte de dar voz ao silêncio...
Obrigação de todo poeta mas também da Arte de ver.”
(Octávio Paz)

Senac em Minas e Instituto dos Arquitetos do Brasil lançam concurso nacional para requalificação de complexo predial no Hipercentro de Belo Horizonte

Unidade da instituição de ensino foi construída na década de 1970 e abriga atualmente quase 1,5 mil alunos por turno

O Senac em Minas e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) lançaram, na terça-feira, 8 de dezembro, o concurso público nacional de anteprojeto de arquitetura para seleção da melhor proposta de requalificação do complexo de edifícios da unidade central de Belo Horizonte (blocos 1 e 2). Os espaços foram construídos na década de 1970 na rua Tupinambás, no Hipercentro da capital mineira, e totalizam 10.125,75 m² de área construída. Atualmente, a unidade comporta quase 1,5 mil alunos por turno.

Concurso de Arquitetura SENAC BH

O Concurso Público Nacional de Projetos de Anteprojeto de Arquitetura para seleção da melhor proposta de requalificação (retrofit) do conjunto de edifícios CEP Belo Horizonte, objeto deste Termo de Referência, é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Administração Regional em Minas Gerais – Senac em Minas, na condição de PROMOTOR, em parceria com o IAB-Instituto de Arquitetos do Brasil, na condição de ORGANIZADOR.

Confira o resultado oficial do Concurso Fábrica Mascarenhas

Disponível em: http://concursofabricamascarenhas.org/.../part.../vencedores

MENÇÕES HONROSAS
As Menções Honrosas indicadas em função das qualidades projetuais, das reflexões trazidas acerca das possibilidades de requalificação urbana da área estudada e das intervenções de valorização do bem tombado, foram outorgadas aos seguintes trabalhos:

Nota Apagão no Estado do Amapá

Foto: Hora do Povo

O Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB acompanha, consternado, notícias sobre a situação de calamidade pública no Amapá, e vê com preocupação a falta de providências da concessionária para sanar os problemas enfrentados pela população.

Eleita Direção Nacional do IAB 2020/2023 - Um instituto de arquitetos pelo Brasil

Com uma plataforma intitulada um instituto de arquitetos para o Brasil, tomou posse a nova Direção Nacional do IAB, eleita na 163ª Reunião COSU, entre os dias 26 e 27 de setembro por meio virtual.

UIA2021RIO

Transferido para julho de 2021, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, além de representar um grande reencontro, será a oportunidade para o debate e a proposição de formas de organização socioespacial que garantam uma ocupação saudável do planeta. Com essa perspectiva, a grande maioria dos palestrantes confirmados para o evento em 2020 já respondeu ao Comitê Executivo do Congresso Mundial, garantindo sua participação em 2021 e prometendo um conteúdo relevante.

IAB Abraça campanha pela democracia

Mais de 60 organizações, entre entidades nacionais, centrais sindicais, movimentos sociais, articulações pró-democracia e organizações não-governamentais lançam, hoje, segunda-feira (29), a campanha #BrasilpelaDemocracia #BrasilpelaVida. O IAB faz parte reafirmando seu compromisso com a democracia. 

Contra a LGBTQIA+ Fobia em nossas cidades

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) manifesta seu constante comprometimento na defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho celebramos o Dia de Luta contra a LGBTQIA+ fobia. A data faz referência à revolta de Stonewall, em Nova Iorque, no ano de 1969, que começou a dar um basta a décadas de perseguição policial e criminalização da comunidade. No Brasil, apenas na segunda metade dos anos 70 se estabelece uma luta pelo reconhecimento de direitos, com o surgimento do Grupo de Afirmação Homossexual Somos.

Páginas

Subscrever iab.org.br RSS