Detalhe da Agenda

Lançamento da 4ª edição do livro "Quando a rua vira casa"

23 Quarta-feira Maio
A Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) lança nesta terça-feira, 23 de maio, às 18h, o livro “Quando a rua vira casa - A apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro”. Escrita por Arno Vogel e Marco Antônio Mello, com ilustração de Orlando Mollica, a obra traz a apresentação da primeira edição da publicação, assinada por Carlos Nelson Ferreira dos Santos, e uma nova: “Uma luz no fim do túnel”, assinada por Felipe Berocan Veiga e Soraya Silveira Simões. O evento ocorrerá na livraria da Eduff, em Niterói, localizada na entrada da Reitoria da UFF, na Rua Miguel de Frias com a Praia de Icaraí.

O livro mergulha nas grandes questões urbanas do ponto de vista de um bairro emblemático do Rio de Janeiro - o Catumbi -, com percurso comentado que descreve rua por rua em suas singelas particularidades, retrata casa por casa em sequências de fachadas, adentra no comércio de proximidade ressaltando seus valores de ambiência, revelando uma sofisticada morfologia urbana e social.

Lançado em 1980, e agora em sua quarta edição revista e ampliada, o livro surgiu no contexto de maior questionamento sobre os modelos de desenvolvimento urbano então impostos ao país. Marcou o início de grande debate sobre os rumos do urbanismo, com participação de antropólogos e outros profissionais antes relegados. Nasceu do diálogo, incipiente no Brasil, entre a antropologia e o campo da arquitetura e do urbanismo.

Localização do evento

Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ